Os baixos estoques de sangue no Hemonúcleo de Araraquara vêm fazendo com que várias cirurgias eletivas sejam canceladas ou reagendadas. A prioridade é que as bolsas sejam destinadas a pacientes atendidos nas alas de urgência.
Várias famílias estão desesperadas pedindo para que as pessoas procurem o Hemonúcleo para fazerem doações para que as cirurgias possam ocorrer.
A atriz Zilda Mayo, por exemplo, é uma dessas pessoas, pois está com um familiar nessa situação e conta que a parente que estava meio confusa só citou que ia precisar tomar sangue. “Foi dito meio por cima da necessidade de arrumar doadores para o filho dela, mas acredito que o médico deveria ser mais taxativo assim a gente se mobilizava mais e bem antes”.
Vale ressaltar que as doações não atendem somente a cidade de Araraquara, mas 13 hospitais em 10 cidades da região, como Américo, Ibaté, Taquaritinga, Ibitinga, Descalvado, Porto Ferreira, Borborema, Itápolis, Tabatinga e Nova Europa.
A nossa reportagem colheu diversos depoimentos postados na página do Hemonúcleo do Facebook e uma parcela diz que é difícil a comunidade colaborar quando a instituição não tem horários flexíveis e que seria necessário estender o horário de funcionamento, como abrir aos sábados pelo menos pela manhã, e que com isso, talvez o número de doações aumentasse.
Também sugerem que na hora do almoço deveria ficar aberto e aos sábados de manhã também.
Para alguns, é difícil doar nesse horário reduzido pra quem trabalha e não pode faltar. “Deveria ter um horário mais flexível pelo menos uma vez ao mês”, diz um internauta.
Orientações básicas para doação de sangue:
•Apresentar carteira de identidade (RG), ou carteira de habilitação
(CNH), ou carteira profissional;
•Ter entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos precisam também da
autorização por escrito dos pais ou responsáveis reconhecida em
cartório ou a presença dos mesmos portando documento oficial) e após
os 60 anos somente quem já doou sangue anteriormente;
•Pesar acima de 50kg;
•Estar bem de saúde e comunicar se estiver tomando medicamento;
•Não estar em jejum;
•Não comer alimentos gordurosos ( carne gordurosa, feijoada, ovo,
maionese, fritura, bacon);
•Não fumar 01 hora antes e não ingerir bebida alcoólica nas últimas
12 horas;
•Após o almoço aguardar 03 horas para doar sangue;
•Dormir bem, pelo menos 06 horas antes da doação.
Uma orientação para quem é motoqueiro é que a primeira vez que for doar não pode estar dirigindo.
Outra coisa é sobre a febre amarela e malária, ou seja, quem foi para as regiões do litoral não pode doar antes de passados 30 dias. O Hemonúcleo precisa de todos os tipos de sangue. Os horários de doação de sangue de segunda a sexta-feira. Das 7h as 11h30 /14h as 16h.
Rua: Expedicionários do Brasil, 1621 Centro de Araraquara. Conhecido como Rua 08. Fone: 16-33016102.