Por José Augusto Chrispim
A curitibana de nascença, mas araraquarense de coração Janete Rosângela Januário ou apenas ‘Jane Kiss’, esteve em Araraquara na semana passada para rever amigos e parentes antes de partir para a Itália, onde mora há 32 anos. Ela, que trabalha com eventos em Roma e morou em Araraquara por 13 anos em sua juventude, contou um pouco de sua história para a reportagem do O Imparcial.
Jane Kiss, de 52 anos, teve uma trajetória de sucesso como dançarina e rainha do samba tendo participado de famosos programas de televisão como o ‘Clube do Bolinha’, na rede Bandeirantes e da ‘A Praça é Nossa’, no SBT, além de ter feito vários trabalhos de passarela. Ela também alcançou a fama como uma das mulatas do Sargentelli. Osvaldo Sargentelli foi um radialista, apresentador de televisão e empresário da noite carioca que mantinha um grupo de lindas mulatas que se apresentavam em suas casas de show e obtiveram reconhecimento internacional.
Origem humilde
A dançarina conta que teve uma origem pobre, nascida em Curitiba, no Paraná, na infância já trabalhava para ajudar na renda de sua família que veio para Araraquara. Aqui, ela vendia os pacotes de laranjas que recebia do avô, quando o acompanhava na colheita das frutas. “Após a colheita, tive a oportunidade de conhecer grandes pessoas que me apoiaram e acreditaram no meu talento e me inscrevi no primeiro Concurso da Rainha do Samba a qual me tornei a vencedora”, conta.
Ela lembra que na infância tinha o sonho de ser famosa e brilhar como bailarina (uma vedete), como foi a grande estrela Carmem Miranda da qual teve a inspiração pelo seu estrelato.
Ela conta que antes do sucesso era uma menina sonhadora, humilde que sempre esteve ao lado de sua família batalhando para proporcionar o bem estar de todos.
Amor pela dança
Jane relata que o que foi decisivo em sua vida para tal escolha, esse estilo
de vida que é sucesso e que permite que as pessoas possam ter esperança e acreditar no que ela acreditou, foi o gosto pela dança, o apoio da sua família, a fé em Deus e a confiança nela mesma, no seu talento e em acreditar que tudo seria possível, até ‘brilhar entre as estrelas’.
Vida na Europa
A fama e o estrelato por onde passou, como uma das
famosas mulatas do Sargentelli e a participação nos programas
de televisão levaram a dançarina para a Europa há 32 anos, onde mora até hoje na Itália.