sexta-feira, 22, novembro, 2024

Faltam lixeiras e educação

Mais lido

Da redação

Muitas praças, terrenos e, até mesmo ruas, vêm chamando a atenção em Araraquara pelo lixo jogado diariamente por pessoas sem o menor pudor, bom senso ou educação. Pela cidade há poucas lixeiras espalhadas, e para suprir a demanda, seria necessária a colocação urgente em vários pontos.
Tomamos aqui como base a Praça Alexandra Haddad Fakhoury, localizada no Jardim Universal, onde aos domingos existem campeonatos de futebol infantil e é muito frequentada por adolescentes e crianças do bairro. Não existe uma única lixeira em toda a praça, e não é surpresa para ninguém que as pessoas não colocam seus lixos em sacolas para depois descarta-lo no devido lugar.
Em janeiro, o vereador Roger Mendes (PP) fez uma solicitação à prefeitura, para que se limpasse a área de lazer, pois o mato alto estava deixando o espaço intransitável, no que foi atendido. Cerca de dois meses depois, o também vereador Paulo Landim (PT), fez fotos no local afirmando que sua demanda havia sido atendida pelo Executivo e que estava fiscalizando o bairro.
No entanto, até o momento, ninguém se atentou para a falta de lixeiras em um espaço público muito frequentado e cotidianamente degradado pela falta de educação e egolatria de pessoas que acreditam que qualquer espaço nessa cidade pode se tornar um lixão.
Além das lixeiras é preciso que se bata na tecla dos bons costumes que, ao que parece, se perdeu em um passado distante. Não é aceitável que uma sociedade possa viver sem as mínimas regras de higiene e, assim sendo, os vizinhos da praça que quase todas as manhãs retiram as sacolas, latas, garrafas, seguem indignados diante da falta de bom senso tanto do poder público, quanto de seus frequentadores.

Lei que não funciona

Uma lei que prevê a autuação de pessoas que forem flagradas jogando lixo em qualquer via pública, foi aprovada pela Câmara Municipal em Dezembro de 2014, mas até o momento, ainda não foi visto qualquer fiscalização, deixando mais essa regulamentação municipal cair no esquecimento.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias