A Ferroviária entrou com o pé direito nos e-sports. O gamer Henrique Mesquita, o Henrykinho, de 16 anos, conquistou na última terça-feira, 3 de abril, o primeiro título da história da Ferroviária em esportes eletrônicos. Em Porto Alegre, o jovem sagrou-se campeão da e-LigaSul Cup de Pro Evolution Soccer ao vencer a final contra Rigner Souza pelo placar agregado de 11 a 5 após dois jogos.
Na semifinal, ele já havia se destacado ao superar Felipe Mestre por 7 a 2 no placar agregado dos jogos de ida e volta. Seu oponente na final, Rigner, bateu na semi o campeão da PES League, GuiFera, pelo placar de 4 a 3 em dois jogos muito equilibrados.
Henrykinho vem se acostumando com conquistas. No ano passado, foi campeão do e-Brasileirão e recentemente chegou às semifinais da etapa das Américas do PES World Tour, disputada em Buenos Aires, na Argentina, feito que lhe garantiu a classificação para a etapa da Europa.
e-LigaSul
A e-LigaSul teve início na segunda-feira com o 1º Congresso Técnico de Futebol Virtual e-LigaSul, onde foram apresentados projetos e as diretrizes da organização e também a divisão das categorias dos jogadores (Profissional, Semi Profissional e Amador). Além disso, também foi criado o Ranking eLigaSul. A organização conta com grandes nome do cenário, como os franceses Lotfi Derradji, Neo Kampfer e TioMitt, Indominator e Oneill da Holanda, Andy Pumas do México e Johna Kra, do Peru. O regulamento dividiu os 12 participantes em dois grupos, onde todos jogaram contra todos. Os quatro melhores de cada grupo avançaram às quartas de final, em jogos de ida e volta, mesmo sistema utilizado na semifinal e na final. O campeão levou para casa a taça e a medalha, além de um PlayStation 4.