A programação do final de semana conta com os filmes da Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues, evento gratuito, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e dedicado ao cinema independente na região.
A Mostra reúne sessões de curtas e longas-metragens, mesas de debate e atividades formativas, com ações no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, no Cine Center Lupo e também no formato online e tem a produção assinada por Camila Franco e Felipe Locca, da Filmes Caipira, em parceria com a Casa do Saci e a Bonini Filmes, e apoio da BRN Construtora, Hotel Municipal, Cine Center Lupo, Unesp, Comitê de Ação Cultural da FCLAr (CAC) e do ICine.
A curadoria da Mostra é coordenada por Paulo Delfini e Jaqueline Franco, sendo que também participaram das seleções: Guilherme Bonini, Liz Murassaki, Vivian Bortolozzo e Jacqueline Durans. A curadoria apresenta a temática “Interiorismo”, propondo a condução da produção do interior para o centro, dando visibilidade à maneira caipira de fazer, de realizar e de contar histórias. Buscou-se por filmes que tenham diálogo com as temáticas descentralizadoras e decoloniais, ampliando o espaço para estas obras e fortalecendo assim o interiorismo na programação.
Sábado – O sábado (13) terá programação ao longo do dia. No começo da tarde, às 13h, o Palacete das Rosas recebe a mesa de debate “Elas atrás das câmeras – O cinema delas!”, dedicada à presença e ao protagonismo feminino no audiovisual.
Depois, às 15h, o Cine Center Lupo exibe a segunda sessão de curtas-metragens selecionados, com os filmes “Renato Canoeiro Caiçara” (de Dannyel Leite), “Bárbara” (de Vilma Carla Marins), “Quando eu for grande” Mano Cappu), “Nação Hip-Hop: Cultura de Rua” (de Laia Orisa) e “Tapando Buracos” (Pally e Laura Fragoso).
Na sequência, às 16h30, acontece mais uma sessão de longa-metragem convidado, “O som alcança o sol” (de Bruna Epiphanio).
O sábado se encerra com a mesa de debate das 19h, no Palacete das Rosas, com o tema “Ações e diretrizes para a produção cinematográfica no interior paulista através de estruturação e articulação dos polos regionais”.
Domingo – O domingo (14), começa às 13h, no Palacete das Rosas, com a mesa de debate “Descolonizando imagens na construção narrativa no cinema brasileiro e do interior paulista”, que propõe reflexões sobre linguagem, identidade e território no audiovisual. Às 15h, o Cine Center Lupo recebe a última sessão de curtas-metragens selecionados, com os filmes “Quando a noite é vermelha” (de Caio Marques e Nilton Silva), “Alguma coisa com plutônio” (de Raoni Assis), “A caverna” (de Louise Fiedler) e “Fronteriza” (de Nay Mendl e Rosa Caldeira). Às 16h30 também ocorre a última sessão de longa-metragem convidado, “Até onde a vista alcança” (de Alice Vilela e Hidalgo Romero), e o evento se encerra oficialmente às 19h, no Palacete das Rosas.
O sábado (13) terá programação ao longo do dia. No começo da tarde, às 13h, o Palacete das Rosas recebe a mesa de debate “Elas atrás das câmeras – O cinema delas!”, dedicada à presença e ao protagonismo feminino no audiovisual.
Depois, às 15h, o Cine Center Lupo exibe a segunda sessão de curtas-metragens selecionados, com os filmes “Renato Canoeiro Caiçara” (de Dannyel Leite), “Bárbara” (de Vilma Carla Martins), “Quando eu for grande” (de Mano Cappu), “Nação Hip-Hop: Cultura de Rua” (de Laia Orisa) e “Tapando Buracos” (de Pally e Laura Fragoso). Na sequência, às 16h30, acontece mais uma sessão de longa-metragem convidado, “O som alcança o sol” (de Bruna Epiphanio). O sábado se encerra com a mesa de debate das 19h, no Palacete das Rosas, com o tema “Ações e diretrizes para a produção cinematográfica no interior paulista através de estruturação e articulação dos polos regionais”.
A programação é gratuita: para os eventos no Palacete das Rosas não é necessário ingresso; já para as sessões no Cine Center Lupo, a distribuição de ingressos será realizada na hora do filme, até completar o número de cadeiras da sala.
SERVIÇO:
14ª edição da Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues
Período: até domingo (14 de dezembro)
- Programação:
- Sábado (13 de dezembro)
• Mesas de debate
Local: Cine Center Lupo (Rua Gonçalves Dias, 543 – Centro)
13h – “Elas atrás das câmeras – O cinema delas!”
19h – “Ações e diretrizes para a produção cinematográfica no interior paulista através de estruturação e articulação dos polos regionais”
• Sessões de Cinema
Local: Cine Center Lupo (Rua Gonçalves Dias, 543 – Centro)
15h – Curtas-metragens selecionados:
“Renato Canoeiro Caiçara”, “Bárbara”, “Quando eu for grande”, “Nação Hip-Hop: Cultura de Rua” e “Tapando Buracos”
16h30 – Longa-metragem convidado “O som alcança o sol”
- Domingo (14 de dezembro)
• Mesas de debate
Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)
13h – “Descolonizando imagens na construção narrativa no cinema brasileiro e do interior paulista”
• Sessões de Cinema
Local: Cine Center Lupo (Rua Gonçalves Dias, 543 – Centro)
15h – Curtas-metragens selecionados: “Quando a noite é vermelha”, “Alguma coisa com plutônio”, “A caverna” e “Fronteriza”
16h30 – Longa-metragem convidado: “Até onde a vista alcança”
• 19h – Encerramento
Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)
Programação gratuita



























