O ser humano pode passar pela vida como uma folha seca ou voar enlouquecido entre as desarrumadas ventanias.
Viemos ao mundo servir para algo, para viver também para as outras pessoas, não para vivermos a voar em vendavais, ou “voar “como nada.
Mas tenhamos o cuidado com nossas palavras onde tudo tem início. Jamais duvidemos de sua força. Podem ferir e matar, tanto quanto são capazes de gerar vida em abundância, com paz e bem.
A palavra é preciosa quando dita no momento correto, assim como para elucidar bestialidades humanas a se conscientizarem que fazer algo para o outro, não é somente fazer coisas grandiosas.
É com pequenos passos que chegaremos longe.
Conta-se que Madre Tereza de Calcutá estava acompanhando a agonia de um velhinho, auxiliando aquela criatura o morrer com o auxílio da caridade humana. Esse ser humano dotado dos mais virtuosos exemplos jamais foi uma folha solta a voar entre as tristezas que hora ou outra a vida nos apresenta.
Foi quando um intelectual Indiano disse à Madre: “O que a senhora está fazendo não tem valor nenhum. Por toda a Índia milhões de idosos miseráveis estarão morrendo agora.
“O que a senhora está fazendo é uma gota no oceano”: Com a meiguice que era possuidora respondeu: O senhor tem razão. O que eu faço agora é uma gota no oceano. Mas…o oceano não é feito de gotas?”
Muitas pessoas passam pelo mundo tal qual a folha seca em ventanias, sem perceber as necessidades do “outro”. Às vezes, com as maissimples palavras, um abraço sincero, um sorriso largo ajudará nosso irmão necessitado.
Se conseguirmos socorrer a uma vida, certos estejamos de que uma vida pode resumir o universo.
O olhar meigo, a palavra rica em amor, ou tudo quanto possamos fazer mesmo que em gotinhas para aqueles que buscam força para viver, para lutar, usando o tesouro que Deus nos ofertou de nome caridade.
Não sejamos jamais folhas secas na ventania. Sim sejamo-nos pétalas que voam na brisa suave.
Seremos pessoas melhores, como melhores se sentirão aqueles que necessitam apenas de uma palavra decarinho e de conforto.
O mundo só será um mundo do bem quando deixarmos de ser folhas secas a voar na ventania.
Que a cada dia não nos esqueçamos que muitos necessitam de “nossas gotinhas”.
É assim, creio eu que conseguiremos fazer desse mundo um mundo melhor. O mundo que Deus nos ofertou, e nós estamos a destruir por conta de vivermos olhando somente para dentro de nós.