Da redação
Um grave impacto ambiental pode estar ocorrendo no Rio Jacaré Pepira, na região do Distrito de Guarapiranga que pertence a Ribeirão Bonito. Um sitiante da região recolheu vários peixes mortos nessa terça-feira (10).
Nessa segunda-feira (9), o empresário Fabio Justo que é morador de Araraquara foi até o sítio de seu tio, José Rubens Fernandes, localizado no distrito de Guarapiranga, para pescar no Rio Jacaré Pepira que passa pela propriedade e, ao chegar próximo do rio, achou estranho o cheiro forte de garapão de cana que vinha da água e resolveu não pescar.
Ontem (10), o proprietário do sítio, José Rubens, foi ao local e notou que o cheiro estava ainda mais forte. O sitiante foi até o leito do rio para verificar o que estaria acontecendo e acabou encontrando um grande número de peixes mortos no leito do rio. Havia tantos peixes mortos que foi necessário fazer a retirada com uma rede e carregar em uma carriola.
Não é de hoje que moradores de Guarapiranga vêm reclamando de mau cheiro na cidade, mas até agora nenhuma medida foi tomada pelas autoridades. A mortandade de peixes é considerada crime ambiental e deve ser fiscalizada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e pelo Ministério Público da cidade.
A vinhaça, popularmente conhecida como garapão, é um resíduo pastoso e malcheiroso da cana-de açúcar que ao entrar em contato com a água mata os peixes, segundo pesquisas. Essa prática é considerada crime ambiental.