sexta-feira, 22, novembro, 2024

Guarda Civil Municipal evita furto no CER Dona Carmelita Garcez

O indivíduo que foi preso já havia praticado outros furtos na mesma unidade escolar no último final de semana

Mais lido

A Guarda Civil Municipal (GCM) evitou um furto na noite desta quinta-feira (27) na Unidade 1 do CER Carmelita Garcez, no São José. Por volta das 23h15, após o disparo do sistema de alarme nas dependências da unidade escolar, os agentes do Centro de Operações e Inteligência da GCM, meio das câmeras instaladas no local, notaram a presença de um indivíduo no interior do espaço e acionaram uma patrulha da GCM, que se deslocou até o CER e prendeu o indivíduo que já havia praticado outros furtos na mesma unidade escolar no último final de semana.

Houve danos no sistema de alarme e na porta da cozinha em razão de arrombamento. Várias mercadorias foram separadas para serem levadas, como carnes, produtos de limpeza e luvas cirúrgicas, mas nada foi subtraído em razão da pronta ação dos guardas municipais. O indivíduo, sem residência fixa, posteriormente identificado e conduzido ao Plantão Policial, onde foi preso por furto tentado.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, ressaltou a legitimidade da atuação da GCM. “Foi uma ação em consonância com as atribuições constitucionais da Guarda Civil Municipal, inclusive prevista no Estatuto Geral das Guardas Municipais, que prevê exatamente a proteção aos bens, equipamentos e prédios públicos do município”, comentou.

O secretário também valorizou o investimento da Prefeitura na tecnologia voltada para a segurança pública. ” Os locais são monitorados através de câmeras e alarme. Com base nessa observação, é possível o guarda acionar os mecanismos necessários para conter as ações delituosas. É óbvio que, se pelas câmeras, eles observarem a presença de pessoas armadas, quem vai para o local é a Polícia Militar. Nesse caso, como foi visto que no local não havia pessoas armadas, a Guarda Civil Municipal foi acionada e tomou as medidas que o caso requeria”, completou o coronel.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias