A Guarda Civil Municipal (GCM) já registrou este ano 119 apreensões relacionadas ao uso de cerol em Araraquara. O número representa mais da metade de tudo o que foi apreendido ao longo de 2017. No ano passado, foram 189 apreensões.
A fim de conscientizar as crianças, os adolescentes e a população em geral sobre os perigos do cerol, durante as brincadeiras com pipas, principalmente no período das férias escolares, a Prefeitura de Araraquara deu início este mês à campanha “Legal é Pipa sem Cerol”.
A ação, que engloba atividades educativas e intensificação da fiscalização, acontece por meio das secretarias municipais de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Educação, Cultura e Esportes e Lazer.
“Nosso trabalho de fiscalização é importante, mas acreditamos que a campanha de conscientização junto aos jovens é fundamental para atingirmos um público maior”, ressaltou o secretário de Segurança, João Alberto Nogueira Júnior, durante o lançamento da ação.
A campanha prevê a distribuição de material informativo nas escolas da rede municipal e palestras com apoio da CPFL para alunos das Oficinas Culturais e das Escolinhas de Esportes.
Somam-se à ação educativa operações conjuntas da GCM, Gerência de Posturas, Conselho Tutelar e Polícia Militar para apreensão de material, autuação com multa administrativa aos infratores e providências cabíveis em relação aos pais ou responsáveis quando envolver menores.
Vale lembrar que a GCM realiza patrulhamento constante e atendimento às denúncias recebidas pelo 153.
Lei
Os responsáveis pelas crianças e por adolescentes devem ficar atentos. A lei estabelece encaminhamento ao Conselho Tutelar e multa de cinco Unidades Fiscais do Município, no valor de total de R$ 266,50. Os comerciantes que infringirem a lei também são responsabilizados – além da perda do material, estão sujeitos ao pagamento de multa.