A vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos está disponível em todos os polos de vacinação do município: unidades de saúde Iedda, Vale do Sol, Selmi Dei I, Jardim Maria Luiza, Parque São Paulo, Melhado, Selmi Dei IV e Hortências. O horário de atendimento durante a semana é das 8h às 16h. A vacinação também acontece na unidade do Sesa, com atendimento das 8 às 15 horas, de segunda a sexta-feira.
Fabiana Araújo, gerente de Vigilância Epidemiológica, reforça a importância da imunização: “A gente conhece todos os desafios que envolvem o controle da dengue, através do controle do vetor, que é cada vez mais difícil. Dependemos muito do comportamento da população para mudar essa realidade. Nesse contexto, a vacina vem como uma arma importante no controle da doença. O imunizante está disponível para adolescentes de 10 a 14 anos, que é uma população que nunca teve dengue, ou teve uma vez, e está bastante suscetível a contrair o vírus. Pedimos para que os pais levem as crianças aos polos de vacinação; garantam esse direito, através desse importante instrumento que o Ministério da Saúde está nos dando, além de manter a vigilância para combater o vetor.”
A imunização é composta por duas doses da vacina, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. A criança ou adolescente que já tenha sido diagnosticada com dengue deve aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.
Para receber as doses, é necessário levar a carteira de vacinação e um documento pessoal com foto.
Situação em janeiro de 2025
O último levantamento realizado pela secretaria de Saúde traz os números parciais sobre a dengue em janeiro deste ano: 45 casos confirmados, nenhum óbito registrado.