No dia 14 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), a pedido dos moradores do Conjunto Habitacional Victório de Santi, foi verificar a necessidade de instalação de um redutor de velocidade na Avenida Francisco Zavatti.
A população estava preocupada com a velocidade desenvolvida por motociclistas e motoristas em uma via comercial de muito movimento de pedestres.
Conversando com Genivaldo de Jesus Lima, empresário e morador naquela avenida, o parlamentar foi surpreendido com uma exibição de falta de responsabilidade de alguns motociclistas. “Não dá para precisar, mas flagramos alguns motoqueiros rodando a velocidades três ou quatro vezes acima do permitido, colocando em risco a todos, inclusive a eles mesmos”, frisou Landim, confirmando a urgência da instalação de uma lombada.
No mesmo dia, foi encaminhada à Prefeitura a Indicação nº 1951/2023, solicitando a instalação de uma lombada na Avenida Francisco Zavatti, no trecho entre os números 507 e 607. Técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes realizaram estudos para verificar a viabilidade da obra.
Na tarde de quarta-feira (10), os moradores convidaram o presidente da Câmara a voltar ao bairro para agradecer pelo empenho, uma vez que a lombada foi instalada, o que mudou o cenário de imediato. “Como vocês estão vendo, acabou aquela loucura. Já de longe o pessoal diminui a velocidade”, disse São José Silva de Paula, outro comerciante do bairro.