sexta-feira, 22, novembro, 2024

Meio Ambiente realiza ação educativa da 1ª Semana da Árvore na Escola em setembro

O Centro Municipal de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal do Basalto realiza ação educativa da “1ª Semana da Árvore na Escola - 2022”, no período de 19 a 23 de setembro

Mais lido

A Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade realiza, através do Centro Municipal de Educação Ambiental (CMEA) do Parque Natural Municipal do Basalto, a “1ª Semana da Árvore na Escola – 2022”. A ação tem o objetivo de promover junto às unidades escolares públicas (municipais e estaduais) e particulares de Araraquara, uma ação educativa voltada à preservação, conservação e cuidados com a árvore. 

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, destaca que o Dia da Árvore é comemorado anualmente no dia 21 de setembro e tem especial significado para a Educação Ambiental. “É um dia para tratarmos junto às atuais gerações de crianças e adolescentes matriculados no Ensino Fundamental I e II, o que significa uma árvore, a sua importância para a humanidade e, até mesmo, de quantas muitas vidas uma árvore é feita”.

Segundo ele, a “1ª Semana da Árvore na Escola – 2022” busca fomentar e incentivar junto às Equipes Escolares – Direção, Coordenação, Professores e Colaboradores, um olhar mais atento, cuidadoso e responsável para este ser vivo. “Estamos propondo atividades diversificadas que podem ser feitas de forma totalmente online”. 

O professor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Alexandre Ferrari, explica que é proposto para as Escolas que seja uma atividade escolar livre, leve, solta, desimpedida e, especialmente, de participação voluntária, podendo ser desenvolvida e vivenciada na semana de 19 a 23 de setembro de 2022.

“Às escolas foi enviado um folder com as informações, sugestões e propostas de trabalhos que podem ser desenvolvidos para esta atividade educativa, lembrando sempre que é uma atividade livre, espontânea, sem comprometer a dinâmica do cotidiano da escola”.

Ele reforça que o compromisso da Educação Ambiental é que esta temática desperte o interesse individual e coletivo, de educadores e estudantes, para a conservação, preservação e cuidado com este ser vivo que nos rodeia. “É também nosso compromisso que a Educação Ambiental, realizada individual ou coletivamente, em contexto formal ou informal, nos sensibilize (nos emocione), nos conscientize (nos faça entender) e nos mobilize (nos faça agir), despertando o interesse para as questões ambientais nas atuais e futuras gerações”, concluiu o professor.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias