sexta-feira, 22, novembro, 2024

NEAB da Uniara se reúne para definir detalhes do lançamento da cartilha de expressões antirracistas

Cartilha é uma parceria entre a universidade, Academia Araraquarense de Letras e Assessoria de Políticas Étnico-Raciais do município

Mais lido

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Araraquara – Uniara promoveu uma reunião para definir os detalhes para o lançamento da cartilha de expressões antirracistas. O encontro foi realizado no dia 25 de outubro, na Uniara, e contou com a presença do coordenador do Núcleo, Edmundo Alves de Oliveira, a chefe do departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS da instituição, Eduarda Escila Lopes Monteiro, a coordenadora pedagógica do Núcleo de Ensino a Distância – EAD da universidade, Mônica Pereira Pilon, e a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais do município e membro da Academia Araraquarense de Letras, Alessandra de Cássia Laurindo.

Oliveira afirma que, “como coordenador do NEAB, desenvolvemos atividades de pesquisa, de extensão e de apoio, tanto para dentro da Uniara como para fora”. “Neste caso específico, o NEAB está em parceria com a Academia Araraquarense de Letras, presidida pelo coordenador do curso de Direito e presidente da Academia, Fernando Passos, para construir junto com a prefeitura essa cartilha antirracista, que tem como intuito propiciar às pessoas uma discussão e uma reflexão sobre termos que normalmente usamos e que tem complicações em origens racistas. Então, nessa luta antirracista, nós estamos tentando construir formas de diminuir, evitar e, até mesmo, desativar essas expressões racistas”, afirma.

“A participação do CHS é muito importante, porque essas questões perpassam por todos os nossos cursos de ciências humanas e sociais e é uma temática relevante para a formação humanística, profissional e de cidadãos, que é o que a Uniara se propõe. Além disso, nós também participamos da criação da arte, por meio do curso de Publicidade e Propaganda”, enfatiza Eduarda.

“Aproveito para parabenizar essa iniciativa tão relevante, uma vez que a cartilha tem essa função pedagógica para a promoção de vivências antirracistas na nossa morada do sol e estou ansiosa pelo lançamento”, ressalta Mônica. 

Passos afirma que “essa reunião está ultimando os preparativos para a cartilha de expressões antirracistas”. “É uma iniciativa da Academia Araraquarense de Letras e a cartilha é feita com o apoio integral do município de Araraquara, por meio da Alessandra Laurindo, que cuida de toda política antirracial do município, e pelo NEAB, que tem feito um trabalho espetacular de estudos afro-brasileiros. A parte de publicidade está sendo elaborada pela professora Eduarda e a parte do português, com a professora e pedagoga Mônica. “É um trabalho coletivo e multidisciplinar para apresentarmos a população. As expressões de cunho racistas devem ser excluídas do nosso uso comum e diário. É preciso conscientizar, porque nem todos tem o conhecimento de que essas expressões necessariamente deverão ser excluídas dos nossos dicionários. Parabéns a todos os envolvidos”, finaliza.

Mais informações sobre o NEAB da Uniara estão disponíveis no endereço https://www.uniara.com.br/neab.  Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias