sábado, 6, julho, 2024

OAB SP e entidades iniciam vigília cívica das Eleições 2022

Objetivo é monitorar eventuais problemas que possam impedir o bom andamento da votação do 2º turno das eleições neste domingo (30)

Mais lido

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Secional São Paulo), em conjunto com dezenas de entidades de defesa da democracia, inauguraram nesta sexta-feira (28) a vigília cívica. Realizada desde o 1º turno das Eleições 2022, a iniciativa tem como função monitorar eventuais problemas que possam colocar em risco a votação, cujo 2º turno acontece neste domingo (30). 

Com a presença de juristas, empresários e representantes da sociedade civil, foi feita a leitura do manifesto “Orgulho do voto, orgulho da democracia, orgulho do Brasil”. O documento endossa a soberania de decisão dos eleitores, o respeito ao processo eleitoral brasileiro, às instituições democráticas do país e às instâncias de Justiça Eleitoral, bem como a integridade das urnas, reforçando o compromisso com uma eleição pacífica. 

A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, o vice-presidente da Secional, Leonardo Sica, a presidente da Comissão do Observatório Eleitoral, Maíra Recchia, o ex-presidente da OAB SP e atual presidente da Comissão de Defesa da Democracia e Estado de Direito, Antonio Claudio Mariz de Oliveira, o jurista José Gregori, o advogado e diretor da Faculdade de Direito da USP, Celso Campilongo, a jornalista Bianca Santana e a conselheira federal pela OAB Paraíba, Marina Motta Benevides Gadelha, estavam presentes à mesa. 

O encontro contou também com a presença de Neca Setúbal, do Instituto Tide Setubal, do advogado Oscar Vilhena, e representantes de congregações de trabalhadores. Outras personalidades do Direito enviaram mensagens em vídeo, como o jurista Miguel Reale Jr., o ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias, a ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o ex-ministro do STF, Nelson Jobim, entre outros.

Vigília Cívica

Desde o 1º turno das Eleições 2022, a OAB SP e mais de 100 entidades acompanham o desenvolvimento do processo eleitoral. A OAB SP, como entidade certificadora das eleições credenciadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), também participa do teste de integridade das urnas e da votação paralela, feita todos os anos com o objetivo de assegurar a inviolabilidade das urnas eletrônicas. 

Neste domingo (30), a entidade promove novamente a vigília para acompanhar a votação do 2º turno das Eleições 2022, na sede da Secional, na região central da capital paulista. 

Sobre a OAB SP

Fundada em 22 de janeiro de 1932, a OAB SP é a maior Secional do Brasil, com mais de 450 mil profissionais inscritos, quase 5 mil estagiários e 33 mil sociedades inscritas. Mantém mais de 90 comissões atuantes, entre permanentes e especiais, que desenvolvem trabalhos de estudo e aperfeiçoamento da legislação, além de zelar pela Advocacia paulista e pelos cidadãos. São 915 postos de atendimento espalhados por todo o Estado, incluindo a Secional e as 251 Subse-ções, e 241 pontos de Certificação Digital. A entidade promove, com exclusividade, a represen-tação, defesa, seleção e disciplina da Advocacia. Ao defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos e a justiça social, contribui com a con-solidação das instituições democráticas e da cidadania brasileira.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias