quinta-feira, 19, setembro, 2024

Oficinas Culturais de Araraquara contam com 52 cursos gratuitos

Rafaella Pucca, coordenadora do programa, destacou no programa Canal Direto com a Prefeitura que as Oficinas ocorrem em 40 espaços da cidade

Mais lido

Nesta terça-feira (11), o “Canal Direto com a Prefeitura” abordou as Oficinas Culturais Municipais, programa desenvolvido pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria de Cultura e Fundart com o objetivo de oferecer formações gratuitas para crianças, jovens, adultos e terceira idade. Para falar sobre o assunto, foi convidada a coordenadora das Oficinas Culturais, Rafaella Pucca.

A entrevistada destacou que em 2023 o programa completa 21 anos de atuação no município de Araraquara. “As Oficinas Culturais foram iniciadas na primeira gestão do Edinho, tiveram continuidade e retomamos com bastante fôlego no pós-pandemia. Para se ter uma ideia, hoje estamos em 40 espaços distintos da cidade e com 52 cursos”, salientou.

Ela acrescentou que algumas Oficinas Culturais acontecem em instituições escolares de contraturno. “Neste momento, estamos com as inscrições abertas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de todos os bairros, no Centro de Referência Afro, no Centro de Referência da Mulher, no Centro de Referência LGBTQIA+, e no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, que é a nossa sede, na Vila Xavier, onde temos uma rede extensa de cursos. Estamos também no Quilombo Rosa, que fica no Valle Verde, no Ceu das Artes, no Jardim São Rafael, e a novidade, agora no Centro da Cidade, que é o Sindicato dos Bancários”, revelou.

A relação completa de cursos gratuitos, assim como os locais, dias e horários, pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br). “Estamos com cursos disponíveis em todas as linguagens artísticas. Em música temos canto coral, percussão, violão, viola caipira. Temos também teatro, várias modalidades de dança, cultura popular, artesanato, artes visuais, capoeira, enfim, são 52 cursos e a grade completa está no site da Prefeitura”, mencionou.

A edição 2023 das Oficinas Culturais conta com algumas novidades, que são os cursos de maracatu e coco, customização de roupas, designer de moda e cosmetologia natural. “Estamos agregando novas linguagens. Vale destacar que é tudo gratuito e oferecemos inclusive o material, até mesmo no caso dos instrumentos musicais”, confirmou a coordenadora.

Rafaella também falou um pouco sobre sua história e ligação com o ensino da arte. “Eu sou servidora e trabalho com arte-educação há mais de 20 anos. Eu venho da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, sou professora de formação e trago toda essa minha experiência na educação para as Oficinas Culturais. Então é muito importante pensarmos que, independente da linguagem artística que o aluno esteja trabalhando, alguns valores são importantes, ainda mais nesse momento que estamos vivendo, quando pensamos em uma prática educativa. Trazemos essas formações como uma educação antirracista, para pensarmos sobre inclusão, sobre formação de gênero, entre outras causas. Vamos agregando saberes necessários para conseguirmos pensar de fato as Oficinas Culturais como uma forma de transformação social, de inclusão e de convivência”, concluiu.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias