A Prefeitura de Araraquara realiza nesta quinta-feira (18) o ato de assinatura da Ordem de Serviço para o início da construção da Casa Hip-Hop de Araraquara. O ato será realizado às 19h30, na Área de Lazer Antônio José Paterniani ” Tom Zé “, localizada na Rua Jurupema, esquina com a Avenida Santa Adélia, no Jardim América.
A obra, que atende demanda eleita em plenária do Orçamento Participativo (OP), será executada em duas fases, em área que fica na Rua São José do Rio Preto, esquina com a Avenida Santa Adélia.
O investimento na primeira fase será de R$ 1.440.021,00. Nesta primeira fase, o projeto inclui a construção de sala de dança, pátio coberto, sala dos professores, copa e cozinha, sanitários masculino e feminino, sanitário acessível, vestiários masculino e feminino, recepção, lavanderia e depósitos.
A fase 2 da obra, na qual deverão ser investidos R$ 892.814,31 em recursos próprios, prevê construção da sala de graffiti, MC e Beat, DJ, sala das culturas unidas, um segundo pátio coberto, além de sanitários masculino, feminino e sanitário acessível.
Araraquara conta com diversos movimentos independentes criados utilizando a cultura do hip-hop, como as Batalhas de Rima, sendo uma delas a Batalha da Fonte, iniciada no ano de 2013. Criada e realizada por Mano Véio, acontece mensalmente com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, sempre aos domingos, reunindo integrantes do movimento.
Em 2022, o coletivo do movimento se mobilizou e conseguiu eleger como prioritária, na Plenária da Cidade do Orçamento Participativo, a proposta de construção da Casa Hip-Hop de Araraquara. No ano passado, após nova mobilização, o movimento também apresentou o projeto base para o Comphara tornar o hip hop patrimônio imaterial de Araraquara.