Unidade de ensino fundamental terá 12 salas e capacidade para atender até 1.260 alunos
O prefeito Edinho e o secretário de Educação do Estado de São Paulo, João Cury Neto, assinam a ordem de serviço para o início das obras de uma escola de ensino fundamental na região do Valle Verde, na segunda-feira (22), às 9h. A solenidade será no estacionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Valle Verde.
No mesmo evento, o secretário estadual fará o anúncio da reforma da Escola Estadual Professor Aderval da Silva, de Matão, que integra a Diretoria de Ensino de Araraquara e a Região Administrativa Central. O prefeito de Matão, José Edinardo Esquetini, estará presente na solenidade.
A implantação de uma escola de ensino fundamental na região do Valle Verde foi uma demanda eleita como prioritária no Orçamento Participativo do ano passado. A obra venceu a plenária da Região 3.
A escola terá 12 salas de aulas, quadra coberta, laboratórios, sala de informática e demais ambientes pedagógicos, administrativos e de vivência. A unidade terá capacidade para atender até 1.260 alunos e será construída entre as avenidas Carlos Alberto Fragnani e Bercholina Alves Carvalho Conceição.
João Cury Neto já havia estado em Araraquara no último dia 17 de julho para autorizar a licitação da escola e formalizar convênio com a Prefeitura para a construção de um CER (Centro de Educação e Recreação) no bairro.
A licitação foi feita pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação). O valor final do contrato, R$ 6.251.423,40, representa um desconto de 33,60% sobre o valor estimado pela FDE. A empresa vencedora, Deconstri Construtora Ltda., terá 360 dias para entregar a obra.
CER
Já o CER que será construído em parceria entre Estado e Prefeitura irá atender de 130 a 150 crianças de 0 a 5 anos. O valor estimado é de R$ 2,6 milhões. Nesse caso, os recursos serão repassados ao Município e a Prefeitura fará a licitação. Outros 3 CERs e 1 EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) foram anunciadas em setembro e serão construídas pela Caixa Econômica Federal. No total, serão 6 equipamentos públicos de educação na região que concentra cerca de 22 mil pessoas.