quinta-feira, 4, julho, 2024

Para Edinho, padre Antônio Desan deixa legado inspirador

Mais lido

O prefeito Edinho esteve na missa de corpo presente do cônego Antônio Desan, que morreu no domingo (28), aos 92 anos. A missa foi realizada na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Ferroviária, onde o sacerdote serviu desde 1987.

A cerimônia teve presença do bispo da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa; do bispo auxiliar, Dom Eduardo Malaspina; do padre da paróquia, Celso Maximino José; além de outros integrantes da igreja e padres de outras paróquias e municípios da região.

Nascido em 6 de maio de 1926 na cidade de Pirajú, interior de São Paulo, Antônio Desan passou a infância em Dois Córregos. Morou em Nova Friburgo (RJ), onde cursou Filosofia e Magistério, e em São Paulo, onde fez Teologia no Seminário Central do Ipiranga. Sua Ordenação Presbiteral foi em 1957, em Dois Córregos.

Depois da Ordenação, foi professor no Seminário de São Carlos (1958 a 1965) e passou por Reginópolis (1967 a 1970), São Caetano do Sul (1971 a 1973), Ribeirão Bonito (1974 a 1978), São Carlos (1979 a 1980), Boa Esperança do Sul (1981 a 1982), Dourado (1983 a 1986) e Araraquara (1987 a 2018), onde foi padre e vigário da Paróquia Nossa Senhora das Graças.


“O padre é o homem que foi configurado por Cristo como pastor para ser sua presença no mundo. E o padre Antônio Desan levou a vida com leveza. A vida não foi um peso, o ministério não foi um peso: foi uma doação com alegria”, disse o bispo Dom Paulo Cezar na homilia da missa.

O corpo de Antônio Desan deixou a Paróquia Nossa Senhora das Graças e foi sepultado, na tarde desta segunda (29), na cripta da Igreja Matriz de São Bento.

Em nota oficial, o prefeito Edinho lamentou a morte do cônego. Confira a íntegra:

Padre Antônio Desan deixa um legado inspirador

Foi com grande tristeza que recebi a notícia do falecimento do generoso cônego Antônio Desan, que nos últimos anos serviu à Paróquia Nossa Senhora das Graças e que completou, em 2017, 60 anos de sua ordenação.

Padre Antônio Desan nasceu em Pirajú, em 1926, nono filho de uma família de 10 irmãos. Passou sua infância na cidade de Dois Córregos. Nos anos de 54 a 57 cursou teologia em São Paulo, ordenando-se padre em 1957. Em 1987, passou a ser vigário na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Araraquara, onde permaneceu vinculado até os dias de hoje.

Sempre acolhedor, Padre Antônio dedicou sua vida na busca da construção de uma sociedade inspirada nos valores do Cristo, uma sociedade mais justa, humana e igualitária.

Deu exemplos, por meio da sua vida e dos serviços prestados à população, de que é possível, sim, uma comunidade pautada no amor e na solidariedade ao próximo.

Siga em paz, padre Antônio. Sua belíssima história servirá de espelho e inspiração para todos nós.

Edinho Silva
Prefeito de Araraquara

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias