Ariane Padovani
O ‘Dia Mundial do Alzheimer e mês da prevenção ao suicídio na terceira idade’ acontece neste sábado (21), das 8h às 11h30, no Parque Infantil. O evento, que é gratuito e tem apoio da Prefeitura Municipal e do vereador Edson Hel (PPS), oferecerá aferição de pressão, aula de alongamento, Yoga Cerebral, jogos cognitivos, roda de conversa e música aos idosos, além de cama elástica para as crianças.
De acordo com a Neuropsicopedagoga do Núcleo Evolve Cinthia Nascimento Giordano, de 35 anos, uma das coordenadoras do evento, esse será o primeiro realizado em praça pública. “Quando as meninas do Técnico em Enfermagem do Senac vieram me procurar para uma palestra, nasceu a ideia de um projeto na praça e logo recebemos o apoio do pessoal do Técnico em Administração do Senac e das meninas da Multiterapia. O que me motivou a fazer esse evento foi a questão de amar trabalhar com idosos e ver sua evolução. Isso é muito gratificante”, contou Cinthia.
A fisioterapeuta Ana Carolina Santos, da Multiterapia – Associação Integrada em Saúde e Bem-estar, ressaltou a importância de levar conscientização e informação para a população sobre os dois temas do evento. “A Multiterapia estará presente nas rodas de conversas e nas atividades que serão propostas para levar saúde para todos que comparecerem”, disse.
Além do Núcleo EVOLVE e da Multiterapia, alunos do Técnico em enfermagem e do Técnico em Administração do Senac e o professor de Yoga Cerebral Jeferson Moreira Júnior estão à frente da organização do evento, que tem também o apoio da Audium Aparelhos Auditivos e Divino Leitão com filmagens em 360°.
Yoga Cerebral
O Yoga Cerebral, aula ministrada pelo professor Jefferson Moreira Junior, é um conjunto de exercícios que trabalham principalmente o córtex e o hipocampo com a finalidade de desenvolver a concentração e aumentar a frequência da atenção, tornando a memória poderosa e eficiente. O Yoga Cerebral desenvolve o alto controle emocional e previne contra a anosognosia (falha temporária de memória) e doenças neurodegenerativas tais como o Mal de Parkinson e Alzheimer.
Alzheimer
Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo, além de uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que vão se agravando ao longo do tempo. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), a cada quatro segundos uma pessoa é diagnosticada com alguma demência, sendo o mal de Alzheimer o tipo mais frequente. Já são mais de um milhão e seiscentos casos no Brasil e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número pode aumentar para 135,5 milhões de casos até 2050 no mundo. A doença se desenvolve, na maioria dos casos, em pessoas com mais de 60 anos.
21 de setembro é o Dia Mundial do Alzheimer, data utilizada para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico. Não é fácil identificar quando a doença se inicia, porém, alguns sinais podem ser observados:
– falta de memória para acontecimentos recentes;
– repetição da mesma pergunta várias vezes;
– dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;
– incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;
– dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;
– dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;
– irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.
Prevenção
A Doença de Alzheimer ainda não possui uma forma de prevenção específica, no entanto, os médicos acreditam que alguns hábitos podem retardar a manifestação da doença:
– Estudar, ler, pensar, manter a mente sempre ativa.
– Fazer exercícios de aritmética.
– Jogos inteligentes.
– Atividades em grupo.
– Não fumar.
– Não consumir bebida alcoólica.
– Ter alimentação saudável e regrada.
– Fazer prática de atividades físicas regulares.
Depressão em idosos
O suicídio na terceira idade chega a 7,7 casos para cada 100 mil pessoas de idade entre 60 e 69 anos. Entre as com mais de 70 anos, a taxa sobe para 8,9. Os dados da OMS são alarmantes e as causas vão desde problemas graves de saúde a falta de perspectiva. Por isso, saber identificar a depressão no idoso é muito importante para que ele possa ser tratado.
– Humor depressivo durante a maior parte do dia, indicado por relato do idoso ou de terceiros;
– Diminuição drástica do interesse ou prazer em atividades antes prazerosas;
– Aumento ou diminuição incomuns do apetite, perda ou ganho significativos de peso;
– Insônia ou sono excessivo;
– Fadiga ou perda de energia, agitação ou retardo psicomotor (capacidades cognitivas mais lentas).
– Sentimentos de inutilidade, culpa excessiva e inapropriada, “complexo de perseguição” ou medo exagerado de doenças graves;
– Redução na capacidade de concentração;
– Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio;
Prevenção
Ainda que haja tratamento para a depressão, a prevenção ainda é a melhor opção. Confira algumas dicas que podem ajudar:
– leitura
– frequentar cursos gratuitos
– visitar parques e museus
– ter encontros rotineiros com amigos
– praticar atividades físicas
– fazer aulas de dança para a terceira idade
Programação do Dia Mundial do Alzheimer e mês da prevenção ao suicídio na terceira idade
Das 8h às 11h30 – Aferição de pressão com alunos do Técnico em Enfermagem do Senac
Das 8h às 11h30 – Jogos Cognitivos com Cinthia Nascimento Giordano do Núcleo EVOLVE
Das 8h às 11h30 – Rodas de conversa sobre:
– Importância da Higienização, Alzheimer e suicídio na terceira idade com alunos do Técnico em Enfermagem do Senac e auxílio da psicóloga Gabriela Pescarolo Penedo do Núcleo Evolve.
– Saúde mental do cuidador com profissionais da Multiterapia e Técnico em Administração do Senac
– Aparelhos auditivos
8h15 às 8h30 – Alongamento com as fisioterapeutas da Multiterapia
8h50 às 9h50 e das 10h30 às 11h30 – Yoga Cerebral com o professor Jefferson Moreira Junior
8h30 às 11h30 – Cama elástica para as crianças