A performance “ESPERAR CANSA”, com Viccy Ferrari, abre a programação do FIDA – Festival Internacional de Araraquara nesta terça-feira, 24 de setembro. Com programação gratuita, o festival realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, apresenta também as Oficinas de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG) e “Balé Clássico Revisitado” com Alejandra Díaz (Paraguay); Conversa “Semeando em Confluência com outros mundos” e Cortejo, com Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã (BA) e medição de Douglas Emilio, assistente de direção e curadoria do FIDA 2024.
A APAE Araraquara recebe a performance “ESPERAR CANSA”, com Viccy Ferrari, às 9h. A atividade, com direção artística de Beatriz Borghi, faz parte do projeto “CABEÇÃO_cansado pela Morada do Sol” e constitui uma proposta artística híbrida que cruza elementos do teatro, da dança, das artes visuais e do audiovisual, contemplada pela Lei Paulo Gustavo (LPG), via edital municipal de Araraquara.
Nesta instalação performática é apresentado o personagem “Cabeção”, um ser extraterrestre que cruza diferentes paisagens da cidade abrindo brechas de fantasia ao interagir com os espaços e com as pessoas que os ocupam.
A Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães, será das 13h40 às 15h20 na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD). Nesta vivência prática, é apresentado o conceito “coreoação”, com propostas criativas para a sustentabilidade do corpo em movimento. Também, o dançaterapeuta Clênio Magalhães lança o livro homônimo.
À noite, das 19h às 21h, também na EMD, Alejandra Díaz ministra a oficina “Balé Clássico Revisitado”. As aulas são centradas na consciencialização do trabalho orgânico, aplicando os fundamentos da técnica do Ballet Clássico e as leis do movimento aos diferentes corpos, encontrar “le placement”, fluidez e prazer do movimento harmonioso.
Também, à noite, às 19h, no anfiteatro da Farmácia (no campus da FCL- Unesp), a baiana Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã leva seu conhecimento para a conversa “Semeando em Confluência com outros mundos”, com a mediação de Douglas Emilio. A proposta é dialogar e confluindo com o legado de Nego Bispo e Ailton Krenak e haverá participação especial de Joana Maria (filha de Nego Bispo) e Mestre Naldinho.
Na sequência, às 20h, a indígena realiza um Cortejo, dialogando com o público através das danças, cantos e do sagrado. Para o cortejo é proposto que, após o diálogo no anfiteatro, se faça uma cantoria em espaço aberto em que a indígena Flor Guerreira propõe aos presentes que dancem e cantem com ela – neste momento e será aceso o Palo Santo para acontecer a dança.
SERVIÇO:
FIDA 2024 – Festival Internacional de Dança de Araraquara
Data: terça-feira (24 de setembro)
· Programação:
9h: Performance “ESPERAR CANSA”, com Viccy Ferrari – Grupo CABEÇÃO_cansado (apoiado pela Lei Paulo Gustavo – LPG)
Local: APAE – Av. Cientista Frederico de Marco, 750 – Jardim Cristo Rei (Vila Xavier)
13h40 às 15h20: Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
19h: Conversa e cortejo “Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã (BA), com mediação: Douglas Emilio (participação especial de Joana Maria, filha de Nego Bispo, e Mestre Naldinho)
Local: UNESP Araraquara (Rod. Araraquara Jaú, km 1)
19h às 21h: Oficina de Dança “Balé Clássico Revisitado”, com Alejandra Díaz (Paraguay)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
Programação gratuita
Oficinas – Inscrições abertas: https://bit.ly/oficinasfida2024
Espetáculos – ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação, no local da atividade