As bolinhas dão o tom para o novo bloco de rua de Araraquara
Olho
Concentração é neste sábado à tarde, no Parque Infantil
O resgate dos blocos de rua – uma das propostas da agenda do Carnaval da Prefeitura de Araraquara – se inicia neste sábado, com o Bloco Petit PhUÁ, que pela primeira vez sai na cidade. Os foliões se concentram a partir das 16 horas no Parque Infantil, onde farão o percurso da pista da caminhada. A participação é livre e deve atrair famílias, crianças e os amigos do Carnaval.
O bloco pré-carnavalesco Petit PhUÁ é uma organização dos irmãos Kleber e Weber Fonseca, somados a uma “diretoria de amigos” que produzem o evento, além do apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Qualquer pessoa pode participar do desfile, sendo o traje – ao invés de produzir e vender camisetas, abadás ou fantasias – qualquer vestimenta com referências à estampa de “bolinhas”.
“Pensando na democratização do acesso da população em geral, o tema sempre está vinculado ao nome do bloco: Petit PhUÁ. Uma referência à clássica estampagem ‘petit poá’ e que aparece em várias fantasias carnavalescas, mas com agrafia PH em homenagem aos inúmeros blocos do ‘fuá’ espalhado pelo país”, explica Kleber.
Desde o primeiro carnaval que Weber Fonseca passou em Olinda, em 2014, surgiu o desejo de resgatar esta tradição em sua terra natal. Sua infância marcada pela festa foi reavivada diante da folia olindense que reúne toda a família. Mães, pais, avós, crianças, amigos, de todas as idades vivem intensamente os dias de carnaval cercados de músicas antigas e novas, fantasias e estandartes.
Finalmente, em 2017, Weber e Kleber organizaram um pequeno grupo de amigos e família e “botaram o bloco na rua”! Ou melhor, nas ladeiras de Olinda. Então, este ano, o bloco conseguiu concretizar o projeto de desfilar em Araraquara.
Este ano o Petit PhUÁ se inicia com música mecânica (de carro de som), trazendo um repertório de frevos, marchinhas, axés, além de um DJ para comandar o bloco. Os organizadores solicitam que os foliões sejam criativos e usem figurinos e adereços de bolinhas. “Temos uma página do evento no Facebook e lá estão disponíveis diversas sugestões para darem uma luz aos participantes. O que vale é a participação!”, aponta Weber.
“Ocupar as ruas com alegria é a nossa intenção! Estamos muito atentos para os foliões cuidarem da rua, do parque, do espaço público. Combinamos com a prefeitura o aumento de lixeiras na área e os banheiros do parque estarão abertos! Contamos com a colaboração dos participantes durante cortejo”, lembra Kleber.
Para a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, esta programação traduz muito bem o espírito carnavalesco, já que “une o lúdico, a irreverência e a alegria características dos blocos de rua àquelas preocupações que reforçam o espírito cidadão, tudo sempre regado a muita música e animação. Os organizadores do bloco estão de parabéns pela iniciativa”!
Vale destacar que, no sábado (3), também na programação oficial do Carnaval da cidade, haverá samba e marchinhas com o Bloco Pra lá de Bagdá e Sambazinho, na Praça das Bandeiras, a partir das 19 horas. Toda a programação é gratuita.