A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana realizou nesta quinta-feira (21), no auditório do Centro Internacional de Convenção, a 19ª edição do Concurso Sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara, o Consetrans.
O tema “No Trânsito, Escolha a Vida” foi abordado pelos alunos e professores da rede pública e privada, grupos da melhor idade, instituições para pessoas com deficiência e do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos.
Ao todo, foram entregues 2.953 trabalhos nas modalidades: pinturas e colagens, cartazes, poesias, redações, músicas, histórias em quadrinhos, maquete e artes plásticas.
Durante a abertura do evento, o secretário de Cooperação em Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, agradeceu o apoio da Secretaria Municipal da Educação, Controladoria do Transporte de Araraquara, Hora Park, Sest Senat, Diretoria Regional de Ensino, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e agentes municipais de trânsito.
“É uma alegria imensa representar o prefeito Edinho neste evento e celebrar um programa que está na 19ª edição, que trata a educação no trânsito na rede pública e privada de forma transversal. E proporciona aos alunos do ensino fundamental que se tornem futuros motoristas e pedestres conscientes e respeitem as regras de trânsito. Aproveito a oportunidade para cumprimentar o Nilson Carneiro (atual secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana) e a Dolores Soares, que foram os idealizadores deste projeto. Parabéns, a todos os participantes”, elogiou o coronel João Alberto.
A premiação – tablete, fone de ouvido e Alexa – contemplou 69 alunos, 56 professores e quatro idosos. “Pretendo usar o tablet para estudar e jogos”, contou Maria Eduarda Bueno de Oliveira, de 9 anos, do CEC Aléscio Gonçalves dos Santos, uma das premiadas.
Dolores Ana Soares, professora de educação no trânsito, observou que o concurso lançado há 19 anos é um projeto exitoso. “Nós tivemos ótimos trabalhos inscritos. Mais uma vez alcançamos sucesso, com participação de todas as escolas municipais e também de escolas privadas e da rede estadual”, afirmou com entusiasmo.
O grupo de ginástica artística da Fundesport Araraquara e o conjunto teatral Anjos do Trânsito animaram a abertura da premiação.