domingo, 8, setembro, 2024

Prêmio “Dra. Rita de Cássia Corrêa Ferreira” divulga homenageadas da edição 2024

A jornalista Célia Regina Pires é uma das homenageadas neste ano. Ela trabalhou por muitos anos no Jornal O Imparcial

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais, que integra a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, divulgou os nomes das condecoradas da edição 2024 do Prêmio “Doutora Rita de Cássia Corrêa Ferreira”, que homenageia anualmente dez mulheres negras (pretas, pardas, latino-americanas e caribenhas) que se destacaram profissionalmente ou prestaram relevantes serviços na área social, tendo como objetivo a valorização da mulher afrodescendente no contexto da cidadania.

A definição das homenageadas foi feita mediante a escolha pela maioria dos integrantes do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir), a partir de indicações apresentadas por autoridades, entidades, conselhos municipais, organizações da sociedade civil e pela população em geral, que tenham compromisso na luta em defesa dos direitos das mulheres negras.

A cerimônia de entrega da premiação será no dia 25 de julho, uma terça-feira, às 19h, na Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”, que fica na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, 1195, Vila Xavier.

A Dra. Rita de Cássia Corrêa Ferreira, que dá nome ao prêmio, nasceu em Marília, em 24 de maio de 1965, mas foi em Araraquara que passou grande parte da vida, advogando e militando pelos direitos da mulher negra. Formou-se advogada em 1991, com carreira pautada pela defesa das minorias. Rita de Cássia presidiu a Comissão da Igualdade Racial da OAB Araraquara, foi voluntária do SOS Racismo do Centro de Referência Afro, e integrante do Comcedir. Faleceu no dia 6 de junho de 2016, deixando um legado de combate ao racismo e à discriminação religiosa.

Conheça abaixo as homenageadas da edição 2024:

ANDREIA LUCIANA LAURINDO – É natural de Araraquara, mãe da Bárbara e avó da Lorena. Cozinheira profissional, tem verdadeira paixão pelo que faz, e tem em seu currículo uma história de dedicação e muito afeto como merendeira em todas as unidades que trabalhou. Andreia sempre foi uma empreendedora em tempos em que esse termo nem existia. Sustentou a filha vendendo salgados, bolos, ovos de páscoa, tortas e conquistou a tão sonhada casa própria da qual tem muito orgulho. Consciente que a luta é constante, não se deixa abater com os obstáculos da vida, nem pelas dores que já passou. Sempre driblando as adversidades, leonina nata, é uma liderança carismática, pois, com seu perfil agregador, se preocupa em ajudar o próximo, transformando a realidade de todos ao seu redor. Atualmente trabalha no CER “Professor José Ênio Casalecchi”, e é muito feliz por ter superado as dificuldades e aguarda ansiosa a chegada da segunda neta.

CÉLIA PIRES – Leonina nascida no dia 18 de agosto, a jornalista araraquarense Célia Regina Pires é graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (São Paulo-SP), professora de Estudos Sociais pela Uniara (Universidade de Araraquara) e cozinheira. Prestou serviços como assessora de imprensa para grandes feiras em São Paulo, como UD, Salão do Automóvel e Comdex. Trabalhou na Tribuna Impressa sob a direção de José Carlos Magdalena, foi redatora-chefe do Jornal A Notícia de São Carlos e assessora de imprensa na Beneficência Portuguesa (hoje São Francisco). No Jornal O Imparcial, foi redatora e editora de Cultura e Cidades, além de atuar em diversas editorias. De 2017 a 2020, foi assessora parlamentar do ex-vereador Roger Mendes na Câmara Municipal de Araraquara. Faz parte da Academia Araraquarense de Letras e da Associação dos Escritores de Araraquara.

ELAINE APARECIDA DE PAULA QUINTILIANO – Elaine, mulher preta, bacharel em Direito, empresária, com naturalidade de Araraquara. Desde cedo, ela teve o desejo de conquistar sua independência financeira, começando a trabalhar aos 14 anos na Fábrica Lupo, onde permaneceu até se aposentar aos 45 anos. Formou uma linda família com seu esposo Charles, com quem tem filhos e netos. Mesmo aposentada, continua ativa liderando o Sindicato Têxtil e, há sete anos, abriu sua própria empresa de produtos de beleza focada em cabelos crespos e cacheados. Sua empresa também oferece formação para profissionais da beleza, como trancistas, barbeiros e cabeleireiros. A fé em Deus, sua determinação e persistência foram fundamentais para Elaine alcançar seus objetivos. Seu maior desejo hoje é poder continuar mantendo amigos e parceiros por perto, para poder seguir em frente na missão de ajudar os outros.

ELOISE REGINA CARVALHO – Nascida em 24 de maio de 1960, Eloise foi professora de Secretariado por mais de 20 anos, atuando em escolas de Araraquara como o Industrial e a EE Francisco Pedro Monteiro da Silva (Chicão), além de escolas em Gavião Peixoto e Boa Esperança do Sul. Após encerrar suas atividades em sala de aula, abriu com sua cunhada Magali Alexandre (in memoriam) o Salão Black & White, um dos primeiros da cidade especializado em cabelos afro e ponto de encontro das mulheres negras de Araraquara. Com o falecimento de sua cunhada, Eloise voltou às escolas como agente de organização escolar e, paralelamente, é sócia da empresa de administração de condomínios Medidas Comércio e Serviços, fundada com seu marido Cláudio Alexandre no final dos anos 80. Eloise sempre ensinou que o maior legado para os filhos são os estudos e que não devemos ser coniventes com discriminação.

IVANI FERRAZ URBANO – Ivani Ferraz Urbano é pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pelo Centro Universitário de Araraquara – Uniara (2004-2005) e concluiu o curso técnico em Secretariado na ETESG “Profª Anna de Oliveira Ferraz” (1985-1987). Desde 2000, trabalha como secretária na Universidade de Araraquara – Uniara, atuando na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Ivani também tem experiência como auxiliar de escritório no Escritório Benê de Contabilidade (2000) e como técnica de acompanhamento e controle na Fepasa (Ferrovia Paulista S/A) (1987-1999). Além disso, lecionou em cursos de capacitação no Senac e Fundação Casa entre 2005 e 2016 e, desde 2023, é docente no Ceproesc. Ela participou de seminários e congressos sobre responsabilidade social e recrutamento, e tem diversos cursos extracurriculares em inglês, informática e vendas.

LÚCIA HELENA – Lúcia Helena é nascida em Araraquara, tem 49 anos de idade, é mãe e avó. Graduada em Gestão de Recursos Humanos (Unip), pós-graduada em Gestão de Pessoas (Anhanguera), cursa atualmente pós-graduação de Produtora Cultural (FacuMinas). É ativista na luta antirracista e militante do movimento negro. É membro do Conselho Municipal de Combate á Discriminação e ao Racismo (Comcedir), atua como produtora  cultural, participando também de projetos na Ong Font e é voluntária na Apae de Araraquara. Trabalhou por 12 anos no transporte público de Araraquara e agora é monitora do futebol feminino sub-14 e sub-15 da Ferroviária.

CÍNTIA ALMEIDA DA SILVA SANTOS – Cintia é mãe do Lucas, autora dos livros infantis antirracistas “Minha mãe usa touca de cetim”, “Meu pai também usa touca de cetim?” e “Semente”, publicados pela Editora Letraria, com ilustrações de Luiz Gustavo Paulino de Almeida, sendo a obra “Meu pai também usa touca de cetim?” escrita em conjunto com Marcel Pereira Santos. Autora da obra de poesias “In vitro: escrevivências-poéticas de uma mãe preta”, publicada pela UICLAP. É organizadora do livro digital antirracista “Tessituras Pretas”, publicado pela Editora Letraria. Pós-doutora pela Universidade de São Paulo, também é mestre e doutora em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar. É bibliotecária-documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Também é criadora de conteúdo digital e membro da Academia Araraquarense de Letras.

MARIE SOUZA – Profissional na área da beleza há mais de 10 anos, especializada em cabelos com curvatura, pioneira na cidade de Araraquara no ramo beleza natural.

SILVIA HELENA ROCHA – Silvia é natural de Araraquara, é irmã de Rubens, Renato, Vânia, Valda e Roberto. Tem uma linda jornada de cuidado na Saúde, Desde que cursou o Técnico de Enfermagem na Escola Industrial, seguiu sua carreira se dedicando a pensar no bem estar da população. Sua trajetória é marcada por passagens em diversas instituições de Saúde. Trabalhou em São Paulo, na Interclinicas (1986 a 1989) e é funcionária da Prefeitura de Araraquara desde 1990, atuando no Posto de saúde do Cecap, do Parque das Laranjeiras, do Melhado, do Jardim Santa Lúcia e atualmente no NGA3.

SÔNIA REGINA DO AMARAL GABRIEL – Sônia Regina do Amaral Gabriel nasceu em 24 de outubro de 1958, em Araraquara. Viveu com sua família na Vila Xavier por 26 anos, onde aprendeu valores que a guiaram ao longo de toda sua jornada. Estudou nas escolas públicas Dorival Alves, Chicão e EEBA, e aos 13 anos começou a trabalhar como doméstica, depois como auxiliar de escritório e no comércio. Foi com seu próprio salário que pagou sua faculdade. Se formou como Assistente Social pela Faculdade Progresso em 1980. Trabalhou no Instituto de psiquiatria, prestou concurso para visitadora sanitária e depois atuou como agente de saúde. Trabalhou na saúde mental e reabilitação infantil até se aposentar em 2019. Enfrentou preconceitos ao longo de sua carreira, mas sempre com profissionalismo. Hoje, desfruta da aposentadoria com sua família.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias