A partir da próxima segunda-feira (5), o Procon de Araraquara passa a utilizar em seu atendimento o novo sistema do Procon São Paulo, o Procon SP Digital. A nova ferramenta permitirá ampliar os atendimentos e a qualidade dos serviços prestados ao consumidor.
A partir do novo sistema, todas as demandas que forem caracterizadas como uma relação de consumo onde haja uma lesão ao direito do consumidor serão atendidas e formalizadas. “O sistema permite um procedimento informal, através de um primeiro contato, onde o fornecedor já pode resolver a demanda do consumidor sem a instauração de um processo administrativo. Nos outros Procons que utilizam a ferramenta, cerca de 80% das demandas são resolvidas nesta primeira fase”, explica o coordenador do Procon de Araraquara, Rodrigo Martins.
Outra novidade é que o consumidor poderá interagir com o fornecedor através do site do Procon, tornando o atendimento mais rápido e dinâmico.
De acordo com Martins, com o novo sistema, o prazo para retorno do consumidor, que hoje gira em torno de 60 a 90 dias, passará a ser de 15 dias, em média, pois o fornecedor terá 10 dias para dar uma solução para a demanda.
“O Procon passará a atender também uma gama maior de demandas, pois poderemos fazer mais tentativas de acordo através do Procon SP Digital, o que o sistema atual não permite”, conta o coordenador.
O órgão está localizado na Avenida Professor Dorival de Oliveira, 164, na Vila Godoy (atrás do Hospital São Paulo) e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 16h. Para mais informações, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone (16) 3301-3131 ou pelo WhatsApp (16) 99701-0120. O atendimento é realizado de maneira presencial, não sendo possível abrir reclamações por telefone ou WhatsApp.
Procon implanta novo sistema de atendimento ao consumidor em Araraquara
Plataforma online deve ampliar a qualidade dos serviços prestados à população; fornecedor terá 10 dias para dar uma solução para a demanda