As eleições para a escolha dos novos membros dos Conselhos Tutelares I e II mobilizaram quase 4 mil eleitores de Araraquara, no último domingo (6). Apesar de o voto ser facultativo, os 22 candidatos conseguiram atrair um número significativo de pessoas que enfrentaram filas nos corredores das Faculdades Logatti.
Neste ano, o município inovou promovendo uma série de debates com os candidatos na última semana de setembro, no Plenário da Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Câmara e da Prefeitura. Além de abrir um espaço democrático e igualitário para a apresentação dos candidatos e suas propostas, as transmissões nas redes sociais também fomentaram os debates paralelos e a troca de ideias.
O prefeito Edinho estava entre os eleitores participaram da escolha dos novos membros dos dois Conselhos Tutelares que atuam na cidade. Edinho chegou nas Faculdades Logatti antes do meio-dia, votou, conversou com muitos munícipes e utilizou sua rede social para destacar a importância do processo, que foi realizado em todo o Pais, e chamar os araraquarenses para comparecerem às urnas.
“Os conselheiros tutelares que estão sendo eleitos hoje vão fiscalizar, nos próximos quatro anos, se os direitos das nossas crianças e adolescentes estão sendo, de fato, respeitados. Eleger o conselho tutelar é defender a criança e o adolescente e criar condições para que eles permaneçam longe das drogas, que tenham acesso à educação, à saúde, ao lazer e à iniciação profissional, no caso dos adolescentes. Ou seja, é garantir o cumprimento do ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente”, declarou. “Participar da composição dos nossos Conselhos Tutelares é ajudar Araraquara a ser uma cidade mais justa, mais humana, capaz de respeitar as crianças e os adolescentes. Assim, teremos adultos mais saudáveis, adultos exercendo a cidadania, pessoas no caminho do bem”, concluiu Edinho.
As eleições prosseguiram até 16 horas e depois a apuração foi realizada no Ginásio da Pista. No total, foram somados 3.941 votos e destes, havia 15 nulos e 1 em branco. Eles elegeram 10 titulares e 10 suplentes que ocuparão os cargos no período de 10 de janeiro de 2020 a 10 de janeiro de 2024 (confira relação abaixo).
Araraquara conta com os Conselhos Tutelares I e II, instalados na região central e na Vila Xavier. Qualquer um deles deve ser acionado em caso de violação de direitos envolvendo crianças ou adolescentes.
Confira os conselheiros e suplentes eleitos
Titulares
02 – Elisangela Aparecida Rodrigues da Silva – 456 votos
32 – Marcia Daniele Ferreira – 435 votos
22 – Moacyr Theodoro Ellero – 449 votos
10 – Alexandra Zachi – 331 votos
41 – Denise Pereira Trevisan – 304 votos
03 – Franciele Maria da Cruz – 250 votos
17 – José Lopes da Silva Filho – 242 votos
23 – Marcio Willian Servino – 209 votos
27 – Walter Silva Fraga – 209 votos
15 – Dayanne Crys Soares Cardoso – 191 votos
Suplentes
37 – Valceir Benedito da Silva – 180 votos
31 – Alan Dantas Caruso – 160 votos
38 – Adrienne Katia S. Morelato – 135 votos
39 – Fernanda Affonso de Jesus – 131 votos
06 – Claudemir Carlos Pereira – 85 votos
25 – Cleusa Toloi – 57 votos
08 – Ana Flavia Rodrigues dos Santos – 51 votos
28 – Priscila Fernanda Ferreira – 45 votos
21 – Ivo Carpini Martinez – 40 votos
07 – Lauriana dos Santos – 33 votos