quinta-feira, 19, setembro, 2024

Reunião discute elaboração do 1º Plano Municipal de Políticas para Mulheres

Mais lido

Integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher se reuniram nessa terça-feira (23) com representantes de diferentes secretarias municipais e diversos segmentos da sociedade civil para a construção do Plano Municipal de Políticas para Mulheres.

De acordo com a secretária do Conselho, Roberta Pereira, o documento está sendo elaborado com base nas 22 diretrizes estabelecidas durante a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, realizada em novembro do ano passado. Depois de concluído, o Plano deve ser submetido à Câmara Municipal para aprovação e será válido para os próximos quatros anos.

“Este será o primeiro Plano Municipal de Políticas para Mulheres de Araraquara. Daí a importância de planejarmos as ações por meio do diálogo com a sociedade, a fim de entender suas necessidades e pactuar com todos os atores interessados, incluindo o poder público e a sociedade civil organizada”, ressalta Roberta.

As diretrizes que norteiam a elaboração do documento estão elencadas na Lei Municipal nº 9263 de 9 de maio de 2018, e integram quatro eixos: Direito à cidade; Saúde da mulher; Educação; Geração de trabalho e renda; e Combate à violência contra a mulher.

O Conselho da Mulher foi empossado pelo prefeito Edinho em agosto do ano passado e, desde então, tem trabalhado no sentido de formular e fiscalizar políticas públicas para mulheres. O grupo é composto por 42 integrantes, incluindo representantes do poder público, entidades governamentais e representantes da sociedade civil.

As próximas reuniões do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher serão realizadas nos dias 26 de novembro e 17 de dezembro, às 18h, na Casa dos Conselhos (localizada na Av. Portugal, 583, no Centro), e são abertas à população, em especial aos segmentos da sociedade ligados ao movimento de mulheres no município. “Desde já fica o convite a todas as mulheres que gostariam de participar desse processo conosco”, pontua Roberta.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias