sexta-feira, 22, novembro, 2024

Rumo planta mais de 100 mil mudas para restaurar área ambiental em Itirapina

Mais lido

Companhia plantou mais de 46 mil mudas de diversas espécies da Mata Atlântica nesta primeira etapa Seguindo critérios rigorosos de gestão ambiental, a Rumo concluiu a primeira etapa do planejamento de reflorestamento da Reserva Legal em Itirapina, no interior do Estado de São Paulo. No total, foram plantados 46.250 exemplares do bioma da Mata Atlântica na reserva e em 4,53 hectares da Área de Proteção Permanente (APP), situado às margens do Córrego das Cobras.

A medida faz parte das melhores práticas ambientais da companhia, que visa reduzir os impactos da operação ferroviária nos locais em que atua. Nos próximos anos, a empresa irá realizar o plantio de mais 55.630 mudas, valor que corresponde a segunda etapa do plantio da reserva, área essa que abrangera 33,34 hectares. Ao todo serão mais de 60 hectares de áreas plantadas, valor correspondente a 20% do terminal de Itirapina, inaugurado em 2012.

“A restauração ambiental é um trabalho de longo prazo, mas já é perceptível a transformação do meio ambiente nas áreas em que trabalhamos nestes primeiros anos. Conseguimos implantar diversas melhorias, amenizando os impactos no meio ambiente e proporcionando uma operação segura”, destaca Fabiano Henrique de Souza, Auditor Ambiental da Rumo.

Além das ações de reflorestamento, os profissionais da Rumo também trabalham no controle e monitoramento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas, controle de emissões atmosféricas dos caminhões e máquinas na operação do terminal e gerenciamento de resíduos sólidos para correta destinação, entre outras boas práticas que atendem leis ambientais vigentes.

Cuidados com a fauna

Diversas medidas foram adotadas para prevenir e garantir a segurança dos animais presentes na APA Corumbataí. No acesso rodoviário ao terminal de Itirapina, o faunoduto construído direciona a passagem dos animais por baixo da via, reduzindo significativamente os riscos de atropelamento. Placas de sinalização na via orientam os motoristas sobre a presença dos animais.

A empresa faz ainda o monitoramento de espécies que circulam pelo terminal por meio de registros fotográficos. A presença de animais classificados como vulneráveis, como o lobo guará, jaguatirica, gato mourisco e veado fazem parte do banco de imagens da companhia.

Palestras e treinamentos

A Rumo também promove constantemente ações de educação ambiental por meio de palestras e treinamentos. As orientações envolvem abordagens como manejo de animais peçonhentos, como evitar e agir em caso de incêndios florestais, palestras sobre APAs, entre outros temas. Desde que iniciou os trabalhos de gestão ambiental no terminal de Itirapina mais de 100 colaboradores participaram das ações de conscientização.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias