Dois estandartes – de blocos até então carnavalescos – se unem neste sábado (29), para celebrar a cultura e os santos juninos e, mais uma vez, ocupar o espaço público com a comunidade… tudo ao som do forró: é o PhUÁ da Luz Junina! O evento gratuito tem organização dos blocos Cordão da Luz Divina e Petit PhUÁ, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
O cortejo junino inédito será realizado na Praça da Independência/Jardim Público, localizado no início do Bulevar dos Oitis, na Rua 5 com Av. 15 de Novembro, no Centro, a partir das 18 horas, marcando o encerramento da 31ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa.
O PhUÁ da Luz Junina chega com a intenção de resgatar o patrimônio cultural, que é a festividade junina, e traz o foco no cortejo junino diferindo de uma festa ou quermesse. Trata-se de um desfile, aonde os estandartes de cada bloco conduzem o público pela praça, dançando e celebrando os santos e a festa.
Kleber Fonseca, da equipe organizadora, conta que, além da questão da ocupação do espaço público, da realização do cortejo e da valorização da cultura junina, também foi pensada a valorização das praças da cidade. “Por isso escolhemos a Praça da Independência, a primeira praça da cidade inaugurada em 1º de janeiro de 1889”, aponta.
Realizada no Dia de São Pedro e São Paulo, a festa democrática terá concentração a partir das 18h e o forró terá início às 19h, seguido pelo cortejo dos blocos, às 19h30, com previsão de encerramento às 21h. A música do cortejo será feita pela banda araraquarense Forró da Morada, conta Juliano Machado, também organizador do evento. “Achamos fundamental ter uma banda da cidade, pois é muito significativo envolvimento afetivo dos artistas com o evento criado de forma especial para homenagear a cidade”, explica.
Um tema junino criado especialmente para o evento – com composição de Weber Fonseca, idealizador do PhUÁ da Luz Junina, e de Denis Corbi, do Forró da Morada – permeará a festa contando sobre a união dos blocos e os santos homenageados. “Eu escrevi alguns versos, em forma de quadra e compartilhei com o Denis, que acrescentou outros elementos, como a citação a São Bento, padroeiro da cidade. Além disso, músico exímio, fez a melodia”, conta Weber.
Também, o PhUÁ da Luz Junina chega com uma identidade visual produzida por Marina Amaral – ela criou uma logomarca especial para o evento, juntando elementos dos dois blocos. “Escolhemos uma combinação de cores que diferenciasse os dois blocos e que trouxesse os valores campesinos, os valores da terra que está na origem destes festejos”, diz Marina, também à frente da produção.
Os estandartes dos blocos vêm sendo produzidos com muito esmero. Dani Perez, que já assina os estandartes do Petit PhUÁ, está transformando a marca em um estandarte especial que sairá em cortejo junto com os outros dois. “O diferencial do estandarte é que ele é também o mastro dos Santos, um símbolo clássico de todas as festas juninas. Em vez de fazer o ritual do levantamento do mastro, faremos os Santos desfilarem pela praça”, explica.
A festa, que conta com o apoio da Imobiliária São Paulo, terá a participação do Lar Escola Rita Maria de Jesus, com as barracas que irão comercializar comidas e bebidas. Quentão, vinho quente, pipoca, cachorro quente, pastel, refrigerante, água e cerveja estão previstos no cardápio.
Encerrando a programação da Semana Luís Antonio, o PhUÁ da Luz Junina aguarda toda a comunidade e, especialmente, os artistas e pessoas envolvidas na realização da Semana, para celebrar junho – um mês tão especial na programação cultural de Araraquara. Toda a programação é gratuita.
A Semana Luís Antonio é uma realização da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart (Fundação de Arte e Cultura do Município) – em parceria com o Sesc-Araraquara, Sesi-Araraquara e Senac Araraquara. O evento recebe o apoio do governo federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundo Nacional da Cultura e Ministério da Cidadania (Secretaria Especial da Cultura). A programação da Semana Luís Antonio pode ser acompanhada no site da Prefeitura de Araraquara e é toda gratuita.