Segundo o Sistema Estadual de Transplantes (SET) da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, a Santa Casa de Araraquara está em primeiro lugar no número de captações de órgãos e tecidos no ranking de hospitais que respondem para a Organização de Procura de Órgãos da regional de Ribeirão Preto (OPO-RP).
A lista do Estado conta com 17 hospitais de referência e abrange doadores de múltiplos órgãos.
A Santa Casa de Araraquara abriu, no período de janeiro a maio de 2019, 18 notificações de morte encefálica (ME) e conseguiu captar órgãos de nove doadores. Este é um número expressivo, pois coloca a instituição a frente de grandes hospitais de referência, como a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
“Esse resultado é muito importante e demonstra que o trabalho de todos os envolvidos faz a diferença. Ter o nosso serviço em primeiro lugar na nossa região do interior do Estado, tanto em diagnóstico como em captação de órgãos e tecidos, nos traz muito orgulho e satisfação pelo trabalho desenvolvido” enaltece o Dr. Renato Gilio, presidente da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos e Transplantes (CIHDOTT) e médico coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição.
Trabalhando na qualificação, a CIHDOTT mantém capacitações e campanhas permanentes com as equipes assistenciais e familiares, trabalhando desde o acolhimento e abordagens sobre o tema. A equipe de enfermagem possui um papel primordial na comunicação com as famílias, o que é fundamental para que a doação seja realizada.
“Estamos muito felizes com esse resultado, isso mostra que estamos trabalhando com uma comunicação efetiva na abordagem das famílias, seguindo os protocolos com qualidade e humanização” comemora Marcela Bonani, vice-presidente da CIHDOTT e enfermeira coordenadora da UTI.
“A Santa Casa de Araraquara investe continuamente na capacitação de seus profissionais, o que vem refletindo em resultados como este” afirma o Dr. André Peluso Nogueira, diretor técnico da instituição.
Sobre a CIHDOTT
CIHDOTT é a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos e Transplantes. Ela é responsável por todos os protocolos de morte encefálica abertos na instituição. Seus membros são profissionais de setores específicos do hospital, como Urgência e Emergência, enfermaria SUS, UTI e Centro Cirúrgico, mas é composta também, por profissionais da equipe multi como a psicóloga hospitalar, que dá suporte aos familiares e do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (SCIRAS) que é responsável pelo controle da infecção hospitalar.