sexta-feira, 22, novembro, 2024

São Paulo fica em primeiro lugar no Ranking de Competitividade dos Estados

Mais lido

São Paulo ficou em primeiro lugar na edição 2019 do Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta de avaliação da gestão pública desenvolvida pelo CLP – Liderança Pública com o intuito de prover diagnósticos sobre destaques e desafios enfrentados por áreas essenciais da administração pública. O bom desempenho do Estado foi puxado, principalmente, pela liderança nos pilares de Educação, Infraestrutura e Inovação, e pela segunda colocação em Potencial de Mercado e Sustentabilidade Ambiental.

De acordo com a análise feita pelo CLP – Liderança Pública, São Paulo conta com um conjunto de fatores positivos que favorecem o seu desenvolvimento e garantiram a primeira colocação pelo quinto ano consecutivo. Dentre esses fatores destacam-se a alta acessibilidade dos habitantes do estado a serviços de telecomunicação, baixo custo dos combustíveis no estado, alto acesso e baixo custo da energia elétrica fornecida aos habitantes, além da boa qualidade das rodovias estaduais.

Além disso, São Paulo também é destaque com sua performance no pilar de Educação. Com o melhor desempenho do Brasil no IDEB e ENEM, o estado é a unidade da federação que mais oferece oportunidades aos seus estudantes. Ele também apresenta alta parcela da população de 15 a 17 anos frequentando o Ensino Médio (80,90%) e possui a melhor taxa de atendimento do ensino infantil do país.

Em outros pilares, como Eficiência da Máquina Pública e Sustentabilidade Social, apesar de ter tido pequena queda (3° para 5° no primeiro e 3° para 4° no segundo), a performance mantém-se boa. Importante ressaltar que uma máquina pública eficiente é capaz de maximizar o bem estar social dos seus habitantes ao permitir, por exemplo, acesso a serviços públicos de qualidade.

No entanto, o Estado também enfrenta desafios, como no pilar de Solidez Fiscal (caiu duas posições, de 12º para 14º). Analisando a fundo este pilar, notamos que o estado não possui grande capacidade de investimento, tem um déficit nominal elevado, possui alta dívida e aloca alta quantidade de receitas para custear a máquina pública estadual.

Os resultados completos do ranking estão disponíveis no site: www.rankingdecompetitividade.org.br/

Sobre o ranking 

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil e busca pautar a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social). Disponível numa plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 69 indicadores distribuídos pelas áreas-chave.

Sobre o CLP 

O CLP – Liderança Pública é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que engaja a sociedade e desenvolve líderes públicos para enfrentar os principais problemas do Brasil. Focado no desenvolvimento de lideranças e na aprovação de mudanças estruturais para o desenvolvimento do país, o CLP atua com diversos setores buscando transformar o Brasil em articulação com a sociedade.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias