sexta-feira, 20, setembro, 2024

SAP esclarece morte de detento da Penitenciária de Araraquara

Mais lido

Da redação

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) se pronunciou nessa sexta-feira (8) sobre a morte do detento Fabricio Paulino Rodrigues, de 28 anos, ocorrida na madrugada dessa quarta-feira (6). Ele deu entrada na UPA Central sem vida, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura.

De acordo com a nota da SAP, na manhã do dia 6, o preso da Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira” de Araraquara foi encaminhado ao setor ambulatorial da unidade com queixas de náuseas e vômito. O detento foi atendido pelo médico, medicado e colocado em observação. Após sua melhora, no mesmo dia, o preso foi liberado. Porém a noite, por volta das 23h10, ele voltou a passar mal e queixou-se de dores abdominais e vômitos, sendo então encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central do município. No momento em que foi atendido na UPA, por volta das 23h45, o médico constatou o óbito do sentenciado.
Observamos que o preso possuía úlcera gástrica, descoberta pelos médicos da unidade em 2015, em sua primeira passagem pela penitenciária, dessa forma foi iniciado tratamento medicamentoso até o fim de sua permanência no presídio, que se deu em 13/05/2015. O detento retornou à penitenciária em julho de 2017 e, novamente ao ser incluso, foi realizada avaliação médica e não houve nenhuma queixa de saúde por parte do preso. Porém em janeiro de 2018, o sentenciado foi encaminhado ao setor ambulatorial com dores de estômago, foi avaliado, medicado, liberado e orientado a continuar com os medicamentos prescritos. Desde então, o preso não solicitou mais atendimento médico, até o dia 06/06 quando foi atendido novamente.
A Pasta informa ainda que a causa morte ainda está sendo apurada pelo IML. Também foi aberta Apuração Preliminar pela direção da unidade.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias