A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública encerrou o ano de 2017 com um total de 58.939 operações realizadas pela Guarda Municipal, pela Defesa Civil e pelo setor de Fiscalização de Trânsito e Transporte.
O trabalho das equipes da Secretaria envolve uma série de ações rotineiras pela cidade, como ronda em estabelecimentos escolares, vistoria em imóveis, casos envolvendo alagamentos e queimadas, além de atendimento a ocorrências de trânsito, entre várias outras situações.
As atividades da Guarda Municipal, por exemplo, somaram nos 12 meses do ano passado 17.777 rondas em próprios públicos (prédios e praças públicas), 1.189 rondas em escolas, 441 ações de apoio a secretarias municipais e eventos, 189 apreensões relacionadas a linhas com cerol, 95 palestras em escolas e 61 ocorrências de veículos abandonados em via pública.
Com relação à Defesa Civil, as ações de janeiro a dezembro foram relativas a procedimentos envolvendo abelhas e outros insetos (293 atendimentos), vistoria de imóveis e pontes (158 atendimentos), vistorias, cortes, remoções e encaminhamentos relacionados a árvores (115 atendimentos), procedimentos em casos de alagamento, ruptura de solo e asfalto, cabos energizados em vias públicas, incêndios e apoio a outros órgãos (91 atendimentos) e queimadas (10 atendimentos).
E das mais de 37 mil ações do setor de Fiscalização de Trânsito e Transporte no ano passado, foram 19.543 patrulhamentos, 3.295 atendimentos a ocorrências de trânsito e 1.397 ações em entradas e saídas de escolas, entre outros registros.