sexta-feira, 22, novembro, 2024

Segunda mentoria do Programa Municipal de Estímulo às Startups acontece nesta quinta (5)

Iniciativa visa apoiar pesquisas promissoras, com potencial de inovação, em qualquer área do conhecimento

Mais lido

Nesta quinta-feira (6), às 10h, o Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (NITE) da Uniara será sede do 2º ciclo de mentoria do Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, iniciativa da Prefeitura de Araraquara que tem o propósito de apoiar pesquisas promissoras, com potencial de inovação, em qualquer área do conhecimento.

A primeira mentoria foi realizada na última quinta-feira (28) na  sede do Sebrae Araraquara. O cronograma prevê ainda a realização de mais uma mentoria, marcada para o dia 18 de maio, às 16h, no Instituto de Química da Unesp.

Para fazer a inscrição no programa, é preciso já ter uma empresa, visto que a iniciativa destina-se a apoiar a execução de pesquisa em pequenas empresas já constituídas, portanto, com CNPJ ativo. O programa considera como empresas  o empresário individual, o microempreendedor individual( MEI), a empresa simples de inovação, a empresa individual de responsabilidade limitada, as sociedades empresárias, as sociedades cooperativas e as sociedades simples.  Além disso, essa empresa precisa necessariamente ser sediada em Araraquara e deve ser feita a declaração de utilização de modelos de negócios inovadores, disponibilizada no site da Prefeitura. 

Para se encaixar no programa, a startup deve se configurar em uma empresa que tenha faturado até R$ 16 milhões no ano-calendário anterior; e que tenha até 10  anos de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia. As propostas poderão ser submetidas por um coordenador, que deve ser empregado, pesquisador associado ou sócio de uma startup de Araraquara. Este coordenador é um pesquisador que assumirá a responsabilidade pela preparação, submissão da proposta e pela coordenação científica e administrativa do projeto.

Vale salientar ainda que o programa visa a apoiar apenas projetos de pesquisa, oferecendo recursos para custear a pesquisa e viabilizar o desenvolvimento de um produto, processo ou serviço inovador, ou seja, se o produto já foi desenvolvido, ele não pode ser apresentado.

O proponente poderá inscrever até três projetos com objetos distintos, independente da área ou modalidade, podendo ser contemplado em apenas um. A avaliação do projeto é feita por uma Comissão de Seleção (CS) que foi instituída no âmbito do Comitê de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador e que é formada por especialistas das áreas de conhecimento envolvidas no projeto para avaliá-lo. Confira todos os detalhes do programa no site www.araraquara.sp.gov.br/startups.

O programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, baseia-se na disponibilização de bolsas ou auxílios a serem concedidas em razão de processos seletivos e editais publicados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, visando à seleção de projetos de startups e de empreendimentos inovadores na cidade de Araraquara.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias