Semana do Sapateado de Araraquara celebra dança, história e formação artística

Atividades gratuitas serão realizadas de 27 de maio a 1º de junho com apresentações, workshops e debates

Mais lido

Araraquara se prepara para receber, de 27 de maio a 1º de junho, mais uma edição da Semana do Sapateado, com uma programação gratuita que inclui oficinas, apresentações, debates e encontros com artistas que atuam na cidade e nomes de referência no cenário nacional do sapateado.
A iniciativa é da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD), e apoio cultural do Hotel Municipal. A proposta é ampliar o acesso à formação artística e incentivar a pesquisa, assim como destacar a importância do sapateado na construção da identidade cultural da cidade.
A semana tem início com workshops voltados aos alunos da EMD, nos dias 27 e 28 de maio (segunda e terça-feira), ministrados pelas professoras Daniela Perez e Érika Oliveira. Ao todo, serão oito aulas, distribuídas nos períodos da manhã e tarde.
Na sexta-feira (30), o público poderá conferir a diversidade do sapateado praticado nas escolas e grupos de dança da cidade em duas sessões no Teatro Municipal Clodoaldo Medina, às 19h e às 20h30. Cada escola participa com até duas coreografias, com tempo total de 10 minutos. Os ingressos são gratuitos e distribuídos uma hora antes de cada sessão, por ordem de chegada.
O sábado (31) será um dia de imersão, com uma série de oficinas no Teatro Municipal. A professora Rebeca Pereira ministra os workshops “Master Adulto 40+” e “Kids”, voltados, respectivamente, a adultos com mais de 40 anos (e pelo menos dois anos de aula) e a crianças a partir de 8 anos. O sapateador e pesquisador Pedro Paulo Bravo conduz quatro atividades: “Musicalidade na Dança” (livre), “Chair Dance” (repertório para nível intermediário/avançado), “Nível Intermediário/Avançado” e o fórum de debates “Muito Além da Wikipedia – A Real Origem e História do Sapateado”, conduzido ao lado de Rebeca Pereira.
Encerrando o sábado, o encontro segue em clima descontraído com uma Jam Session de Sapateadores, às 21h, no bar The Drinks (Rua São Bento, 2022 – Centro), com participação livre e música ao vivo de Fabiano Marchesini.
A programação formativa continua no domingo (1º de junho), com novos workshops ministrados por Pedro Paulo Bravo, incluindo “Master Adulto 40+”, “Os Segredos da Improvisação”, “Musicalidade na Dança”, “Chair Dance” e “Nível Intermediário”.
O encerramento da semana acontece com o espetáculo “Quando o Trovão Vira Música”, às 19h30, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva. Com direção de Rafael Bolacha e co-direção de Jota Rafaelli, a montagem reúne sapateado, percussão corporal e cenas coreográficas para narrar, de forma lúdica, uma história sobre o medo e a beleza dos temporais. Os ingressos são limitados e serão distribuídos pouco antes da apresentação, no próprio Palacete.
Toda a programação é gratuita e com classificação livre. As inscrições para os workshops e apresentações das escolas devem ser feitas pelo e-mail: semana.sap.araraquara@gmail.com .

SERVIÇO
Semana do Sapateado de Araraquara
Data: 27 de maio a 1º de junho
Locais: Teatro Municipal Clodoaldo Medina, Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, Palacete das Rosas e The Drinks Bar

Programação gratuita / classificação livre

• Destaques da programação:

  • 27, 28, 31/05 e 01/06: Workshops com Rebeca Pereira, Pedro Paulo Bravo, Daniela Perez e Érika Oliveira
    • 30/05 – 19h e 20h30: apresentações escolares, no Teatro Municipal
      (ingressos: 1h antes no teatro)
    • 31/05 – Fórum “Muito Além da Wikipedia: a real origem e história do sapateado”, no Teatro Municipal
    • 31/05 – 21h: Jam Session de sapateadores, no The Drinks Bar
    • 01/06 – 19h30: espetáculo de encerramento “Quando o Trovão Vira Música”, no Palacete das Rosas (ingressos limitados)

• Inscrições para apresentações e oficinas: semana.sap.araraquara@gmail.com

Mais Artigos

Últimas Notícias