sexta-feira, 22, novembro, 2024

Todos juntos, todo dia: Araraquara no combate ao mosquito da dengue

Mais lido

A Prefeitura lançou no sábado (9), no Paço Municipal, o Plano de Combate à Dengue 2020, uma série de ações estratégicas, pactuadas e coordenadas intersetorialmente para o enfrentamento das arboviroses (dengue, febre chikungunya, infecção pelo zika vírus e febre amarela) e acompanhamento dos índices de infestação do Aedes aegypti.

Com o slogan “Todos juntos, todo dia, contra a dengue”, o plano envolve diversas ações do poder público, apoio dos grupos de comunicação de Araraquara e a colaboração da sociedade civil.

Os trabalhos envolvem manutenção e limpeza de áreas públicas, cultivo de plantas como lavanda e citronela com ação repelente contra insetos, campanha informativa, monitoramento do Aedes por meio de empresa especializada, mutirão de recolhimento de inservíveis, vistoria de imóveis, nebulização, monitoramento da infestação de Aedes aegypti e assistência à saúde, entre outras ações estratégicas, muitas delas já adotadas pela Prefeitura.

Em relação à assistência à saúde, para garantir atendimento eficiente aos pacientes, foram definidos protocolos de atendimento e notificação, além de referências para leitos de hidratação, internação e exames laboratoriais, entre outros. O plano também prevê a implantação de um polo estratégico central e ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde no caso de uma nova epidemia, a exemplo do que foi feito este ano.

“Se não mudarmos a consciência de uma parcela da população, nós não conseguiremos vencer o mosquito. Cerca de 80% dos criadouros estão dentro das casas. Se as pessoas não olharem seus quintais, não conversarem com seus parentes e vizinhos, é impossível derrotar a dengue”, afirmou o prefeito Edinho.

“A Prefeitura não consegue estar todos os dias e todas as horas dentro das casas. Por isso, os veículos de comunicação são tão importantes para nós. Os veículos de comunicação vão nos ajudar para que a informação chegue até todas as pessoas”, disse Edinho, que também agradeceu a todos os apoiadores contratados pela Prefeitura e que trabalham nas ruas de Araraquara no combate aos criadouros.

Para a secretária de Saúde, Eliana Honain, Araraquara está preparada. “Sabemos o quanto sofremos na epidemia deste ano de 2019. Hoje estamos todos unidos porque não queremos mais ter dengue em Araraquara. Nós temos um grande plano de ação. Conto com o apoio de todos vocês”, declarou.

O vereador Edio Lopes (PT), que falou em nome da Câmara, destacou o projeto dos apoiadores. “Uma das principais ações que o Edinho fez foi o projeto dos apoiadores no combate à dengue, que já contratou 360 pessoas para atuarem em todo o município. Além do combate à dengue, foi uma ação social. Vamos todos nos unir novamente para que toda a nossa sociedade não venha a contrair a dengue.”

O superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni, também agradeceu aos apoiadores pelo trabalho. “Se nós vamos vencer a dengue em 2020, vai ser graças ao nosso trabalho e ao de todos vocês, apoiadores no combate à dengue. Nosso total agradecimento a vocês”, afirmou.

A secretária de Comunicação, Priscila Luiz, agradeceu a todos os veículos de comunicação que participam da campanha. “Não se combate a dengue sozinho. Não dá para imaginar que o poder público vai conseguir sozinho. A gente não pode imaginar que só a mídia pautando o assunto vai conseguir. Isso depende de todos. Agradeço aos grupos de mídia, que nos ajudaram muito e, novamente, estão com a gente para uma campanha inédita. Todos os grupos de mídia se uniram”, reforçou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Haroldo Campos, parabenizou a Prefeitura. “Araraquara está necessitando desse trabalho.”

E em nome dos apoiadores, Nádia Aparecida da Silva também fez agradecimentos. “É com grande satisfação que nós estamos aqui para agradecer ao prefeito Edinho e todos os colaboradores. A gente espera que toda a população ajude neste combate à dengue”, opinou.

Ainda estiveram presentes na frente de autoridades os vereadores Paulo Landim (PT), Toninho do Mel (PT) e Roger Mendes (Progressistas); o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; o coordenador de Vigilâncias em Saúde, Rodrigo Ramos; representantes do Grupo Montoro de Comunicação (Cultura, Morada e Única), da Rádio Nativa e do Grupo EP (EPTV, A Cidade ON e Rádio CBN); secretários e coordenadores municipais; entre outras autoridades e lideranças educacionais e culturais.

Campanha informativa
Um dos pontos mais importantes do plano é sensibilizar a população sobre os riscos decorrentes da falta de cuidados preventivos contra a dengue. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Comunicação dará início a uma ampla campanha informativa, a fim de conscientizar os moradores de todos os bairros da cidade.

Com o slogan “Todos juntos, todo dia, contra a dengue”, a iniciativa vai envolver diversos veículos de comunicação, que se uniram à Prefeitura com o intuito de dar visibilidade ao tema e mobilizar a sociedade.

A campanha também prevê distribuição de material impresso com orientações pertinentes e lembretes diários sobre tarefas de combate à dengue, como o calendário de ações mensais, semanais e diárias, folhetos, cartazes, faixas espalhadas pelos principais pontos da cidade, carro de som, vídeos informativos e ações nas rádios, TV e redes sociais, entre outras medidas.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias