O verão é a época mais chuvosa do ano, o que faz com que o mosquito transmissor da dengue se reproduza mais facilmente. Para evitar casos graves da doença e hospitalizações entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, a vacina contra a dengue está disponível em todos os polos de vacinação do município de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Na unidade do Sesa, o atendimento acontece das 8h às 15h.
A imunização consiste em duas doses da vacina, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. Em Araraquara, a cobertura vacinal ainda é considerada baixa. Apenas 46% da população-alvo recebeu a primeira dose da vacina, enquanto os indivíduos com esquema completo representam número ainda menor – 22,5%.
De acordo com Alessandra Nascimento, subsecretária de Vigilância em Saúde, a vacinação ajuda a reduzir internações e complicações, além de colaborar para diminuir a circulação do vírus na comunidade, protegendo não apenas quem se vacina, mas toda a população. “A dengue pode ser uma doença grave, e a prevenção é a melhor forma de cuidado. Por isso, pais e responsáveis devem levar seus filhos à unidade de saúde para se vacinar e garantir mais saúde e cuidado para todos”, ressalta Alessandra.
Para receber a vacina, é necessário levar a carteirinha de vacinação e um documento com foto. A criança ou adolescente que já teve dengue precisa esperar seis meses para iniciar o esquema vacinal.




























