As equipes coordenadas pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde retiraram, no último sábado (4), cerca de 17,5 toneladas de materiais inservíveis e criadouros do mosquito Aedes aegypti de residências e terrenos baldios de 16 bairros da região Norte da cidade. A ação de varredura ocorreu no período da manhã e envolveu cerca de 300 pessoas, que circularam pelas ruas e vistoriaram os quintais, em mais uma grande mobilização de combate à dengue.
De acordo com o boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica na manhã desta segunda-feira (6), Araraquara possui 9.323 positivos casos confirmados de dengue em 2019. Foram descartados 1.099 casos, além de 339 inconclusivos, de um total de 10.761 notificações digitadas no Sinan.
A varredura contra a dengue realizada no sábado reuniu agentes e fiscais da Vigilância, atiradores do Tiro de Guerra, funcionários do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), equipes da secretaria de Obras e Serviços Públicos, da Guarda Municipal e do Centralizado, que atuaram com 20 caminhões em uma das regiões mais populosas da cidade, incluindo Jardim Adalberto Roxo, Indaiá, São Rafael I, Romilda Barbieri, Laura Molina e Valle Verde, entre outros.
Apesar de todo o trabalho que vem sendo feito desde o ano passado com o objetivo de eliminar criadouros dos quintais, incluindo bloqueio casa a casa com aplicação de larvicida e mutirão, muito material inservível com larva do Aedes aegypti foi retirado dos quintais, reforçando a necessidade de um maior engajamento da população na luta contra a dengue.
O roteiro da próxima varredura deve ser divulgado nos próximos dias e é fundamental a colaboração dos moradores no recebimento dos agentes, que trabalham sempre uniformizadas e com crachá de identificação. Mais informações, pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, que é o 0800-7740440, ou no whatsapp da Prefeitura, o (16) 99760-1190.