Vem aí: IV Encontro de Tambores Ecos de Ngoma (dia 15)

No final da próxima semana, será realizada a abertura do evento no Teatro Municipal, além de atividades em outros espaços; programação é gratuita

Mais lido

Na sexta-feira da próxima semana, 15 de agosto, tem início o IV Encontro de Tambores Ecos de Ngoma, com abertura do Teatro Municipal Clodoaldo Medina, às 19 horas. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart é gratuito, conta com atividades complementares nos dias 16 e 17 e faz parte das atividades comemorativas dos 208 anos de Araraquara.
A programação de abertura apresenta: a exposição fotográfica “Olhe de novo – abra os olhos, desarme seu coração” de Camila Santos e Mário Nigro; apresentação do Núcleo de Formados da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) com a coreografia “Ofertório da Missa dos Quilombos”; a mesa temática “Araraquara e os esforços contra o racismo religioso” e também o show de lançamento do grupo “Alguidar, arte de Terreiro”.
A programação gratuita é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, com apoio da Subsecretaria de Políticas Étnico-Raciais, da Secretaria Municipal da Educação e do Sesc Araraquara.

Abertura – O lançamento da exposição fotográfica “Olhe de novo – abra os olhos, desarme seu coração”, de Camila Santos e Mário Nigro, é um dos destaques da abertura do Encontro de Tambores e tem como proposta promover um novo olhar sobre a Umbanda.
Os idealizadores imergem nos bastidores do Templo de Umbanda Índio Pedra Preta, localizado em Araraquara, para propor uma verdadeira desconstrução de preconceitos. Com um olhar sensível e respeitoso, as fotografias convidam o público a enxergar além das visões pré-concebidas, para a beleza dessa religião, celebrando a liberdade de crença e a riqueza da fé umbandista.
Destaque na abertura do Encontro para a coreografia “Ofertório da Missa dos Quilombos”, com o Núcleo de Formados da EMD. Um dos pontos altos da história da EMD, o trabalho coreográfico de Carlos Fonseca, também idealizador do Encontro de Tambores, foi concebido há 12 anos e agora reconfigurado com novo elenco.
Já a mesa temática “Araraquara e os esforços contra o racismo religioso” terá a participação de: Ialorixá Tati Santos, Babalorixá Izaias de Obaluaye, Tatiane Pereira de Souza (coordenadora de Programas Educacionais Étnico-raciais da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara), sob a mediação do curador, artista e pesquisador Irail Rezende. A proposta da mesa é colocar em diálogo lideranças religiosas, pesquisadores e representantes engajados na luta contra o racismo.
Por fim, o show musical do grupo “Alguidar, arte de Terreiro” apresenta Carlos Eduardo, Tainá Oliveira e Biel, Filho da Malandragem – ogans (atabaqueiros) do Terreiro de Umbanda Índio Pedra Preta, que uniram-se ao músico e professor Pedro Luiz, tocando cavaquinho, neste projeto que leva ao público a arte musical dos terreiros.

Dias 16 e 17 – No sábado e domingo, 16 e 17 de agosto, o Encontro de Tambores Ecos de Ngoma segue com diversas atividades gratuitas em outros espaços da cidade.
A programação do sábado (16) tem início às 9h com a Oficina de Toques e Pontos Tradicionais de Umbanda, com Carlos Eduardo e Tainá Oliveira, integrantes do Grupo Alguidar, no Palacete das Rosas. As inscrições serão feitas no Palacete, no início do evento.
Depois, à noite, às 20h, será realizado o Olubajé, do Babalorixá Izaías de Obaluaye. Olubajé significa “banquete do rei”, uma reverência a Obaluaiê, “Senhor da Terra”. Um ritual de oferendas e partilha de alimentos, realizado em terreiros de Candomblé para celebrar e agradecer a Obaluaiê, um orixá poderoso associado à terra, à cura e também à morte. A atividade acontece na Rodovia Engenheiro Thalles de Lorena Peixoto júnior Km 264 (Ribeirão Preto-São Carlos), no condomínio Aporá de São Fernando. O evento é aberto a adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana.
Para o Olubajé, as comidas são preparadas com ingredientes variados, representando a fartura da terra e a diversidade da natureza. Um cortejo com cantos e rezas acompanha a apresentação das comidas, demonstrando respeito e reverência a Obaluaiê. Ao comerem juntos, os participantes compartilham a energia e a força de Obaluaiê, buscando a cura e a renovação espiritual.
Já no domingo (17), das 10h às 13h, acontece o “Axé das Artes”, uma feira de produtos das culturas de matriz afro-indígena, com realização na Casa SP Afro Brasil, onde também será realizada a “Saudação aos Orixás”, uma confraternização de lideranças religiosas e filhos de fé de religiões de matriz africana.
Por fim, a partir das 15 horas, na Convivência do Sesc Araraquara, será realizado o encerramento do Encontro de Tambores com: a vivência musical “Batuque de Umbigada” (15h) e o show musical com “Gabi do Canto” (16h). Não é necessária a retirada de ingressos.
“Batuque de Umbigada”, com a Casa de Batuqueiro, procura preservar, transmitir e demonstrar a Kaiumba da maneira como é praticada na tradição, procurando transmitir todos os elementos valorativos que perpassam a dança-rito da Kaiumba, o que remete a uma Cosmopercepção e a uma filosofia de matriz bantu revivida no Brasil através da diáspora. Por fim, Gabi do Canto celebra o samba de terreiro dando especial destaque para o papel dos tambores e atabaques.

SERVIÇO:
IV Encontro de Tambores Ecos de Ngoma

• Sexta-feira (15/8):
19h: abertura do IV Encontro de Tambores Ecos de Ngoma:
– Lançamento da exposição fotográfica “Olhe de novo – abra os olhos, desarme seu coração” de Mario Nigro e Camila Santos

  • Apresentação do Núcleo de Formados da EMD Iracema Nogueira com a coreografia “Ofertório da Missa dos Quilombos”
  • Mesa temática: “Araraquara e os esforços contra o racismo religioso”
  • Show de lançamento do grupo “Alguidar, arte de Terreiro”
    Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – entre as Avs. Dr. Gastão Vidigal e Circular Mário Hyroio Arita – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

• Sábado (16/8):
9h: Oficina de Toques e Pontos de Umbanda, com Carlos Eduardo e Tainá Oliveira
Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)

20h: Olubajé do Babalorixá Izaías de Obaluaye
Local: Rodovia Engenheiro Thalles de Lorena Peixoto júnior Km 264 (Ribeirão Preto-São Carlos) – condomínio Aporá de São Fernando

• Domingo (17/8):
10h às 13h: Axé das Artes – feira de produtos das culturas de matriz afro-indígena + Saudação aos Orixás – confraternização de lideranças religiosas e filhos de fé de religiões de matriz africana
Local: Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé (Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195 – Vila Xavier)

15h: Vivência “Batuque de Umbigada”, com Casa de Batuqueiro (música)
16h: Show com “Gabi do Canto” (música)
Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

Mais Artigos

Últimas Notícias