As vendas do comércio varejista na região de Araraquara cresceram 4,3% no mês de julho, em comparação com o mesmo período do ano passado. O faturamento atingiu o montante de R$ 1,57 bilhão, maior valor mensal para o ano até o momento. No acumulado dos últimos doze meses, o crescimento atingiu 4,8%.
Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
O levantamento ainda aponta que o comércio varejista da região de Araraquara apresentou uma melhora nos resultados durante todos os meses de 2018, também quando comparados ao mesmo período do ano anterior. Com exceção do segmento de vestuário, tecidos e calçados, todos os outros apresentaram crescimento no ano.
Délis Magalhães, economista do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), explica que o baixo desempenho da atividade tem relação com o aumento das compras on-line, uma vez que a categoria de roupas e calçados é a mais cotada pelos consumidores no meio digital. “Com a renda mais apertada, as famílias estão evitando gastos que não são essenciais, o que acaba prejudicando o segmento”, ressalta a economista.