Por José Augusto Chrispim
Fundado em 17 de junho de 1958, em Araraquara, o 13º Batalhão da Polícia Militar (13º BPM-I) completou, nessa segunda-feira (17), 66 anos de serviços prestados para a comunidade araraquarense e da região compreendida pela área do Batalhão.
Os valorosos policiais militares, responsáveis pelo policiamento preventivo e ostensivo em 21 municípios, executam atividades cruciais como atendimento de emergências – 190, rondas escolares, rondas rurais, policiamento de trânsito, policiamento em eventos e policiamento tático.
Trabalho conjunto
Trabalhando sempre de forma integrada com os demais órgãos envolvidos na segurança pública e com as forças vivas da sociedade, o 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior garante a tranquilidade em uma das mais tranquilas regiões do Estado. “Nossas ações estão alinhadas aos anseios da sociedade, sempre com foco na redução das atividades criminais. Nosso bom desempenho é resultado da gestão preventiva e do compromisso e dedicação de todo o efetivo policial militar com nossa comunidade, sendo certo que a participação desta, nos assuntos relacionados à segurança pública é de suma importância”, destaca o capitão PM Richard Braga de Oliveira Tonn, chefe da Seção de Comunicação Social.
História
Em 17 de junho de 1958, a 4ª Companhia Independente de Policiamento, criada em 1950, obteve a elevação a Batalhão de Polícia, sendo denominado 1º Batalhão de Caçadores, com atribuição sobre a região que se estendia de Araraquara a São José do Rio Preto.
Em 1961, com nova nomenclatura, o 13º Batalhão Policial da Força Pública de São Paulo passou a ocupar a atual sede, na Rua Jorge Biller Teixeira, 519, na Vila Ferroviária.
Por força do cumprimento do Decreto Lei 217, de 8 de abril de 1970, o Governo Estadual criou a Polícia Militar do Estado de São Paulo, através da unificação da Força Pública com a Guarda Civil do Estado de São Paulo.
Nesse contexto, o então 13º Batalhão Policial da Força Pública passou a ser denominado 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior do Estado de São Paulo, exercendo atividades de policiamento, de fiscalização de trânsito, de combate ao crime e salvando vidas.
O 13º BPM/I reúne cinco Companhias em 19 municípios. Em Araraquara estão a 1ª e a 3ª Companhias — a 1ª Cia atende as áreas do 2º e 4º DP de Araraquara, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto e Trabiju, enquanto a 3ª Cia atende as áreas do 1º e 3º DP de Araraquara, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Bueno de Andrada e Taquaral.
O Batalhão é responsável pelo policiamento preventivo e ostensivo de 21 localidades: Araraquara, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Trabiju, Taquaritinga, Itápolis, Cândido Rodrigues, Fernando Prestes, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Bueno de Andrada, Taquaral, Matão, Dobrada, Motuca, Santa Ernestina, Ibitinga, Borborema, Tabatinga e Nova Europa.
Passagem de Comando
Nesta quinta-feira (20), às 9h30, será realizada no 13º BPM/I, localizado na Avenida Jorge Biller Teixeira, nº 519, a Solenidade de Passagem de Comando e Comemoração do Aniversário do Batalhão.