sábado, 13, julho, 2024

Agentes de trânsito trabalham com efetivo bem menor do que o necessário

Mais lido

Nessa segunda-feira (11), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve no prédio da antiga Companhia Trólebus de Araraquara (CTA) para verificar as demandas no setor dos agentes de trânsito.

O local abriga os veículos de fiscalização e a sala de monitoramento da Área Azul. De acordo com o gerente de Fiscalização de Trânsito, Jésley Casimiro, atualmente o quadro de funcionários é composto por 23 agentes, porém o ideal seria contar com um número maior. “Araraquara tem, em média, 170 mil veículos trafegando pelas vias. Segundo o regulamento de trânsito, a cada 2 mil veículos é necessário um agente. Ou seja, o número ideal seria cerca de 85 profissionais atuando”, pontuou.

O setor tem uma frota razoável, contando com cinco viaturas e oito motos. Entretanto, três dessas motocicletas são novas e estão sem a plotagem, o que as impedem de circular. Além disso, outras quatro motos estão com mais de dez anos de uso, com isso duas foram “aposentadas” e as outras serão utilizadas para o treinamento de novos agentes.

Dentre outras reivindicações, é preciso acelerar o processo de compra de vestimentas e itens importantes para o trabalho dos profissionais, inclusive produtos básicos de higiene. Angeli se deparou com um agente utilizando tênis, pois não havia botas do seu tamanho. “Essa situação faz com que a gente perca a credibilidade”, disse o funcionário.

O parlamentar afirmou que irá encaminhar as demandas para a Prefeitura. “O setor dos agentes de trânsito está trabalhando com quatro vezes menos da capacidade ideal. Vou cobrar explicações do Executivo e também questionar sobre a quantia e a aplicação do dinheiro arrecadado com multas nos últimos anos”, disse.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias