domingo, 22, setembro, 2024

Alunas de Nutrição da Uniara estão envolvidas em projeto da USP

Mais lido

As estudantes do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Amanda Malavolta e Geovana Roca, estão envolvidas, sob orientação da professora Rita de Cássia Garcia Pereira, no projeto “Adiposidade no binômio mãe/recém-nascido: estudo coorte prospectivo”, organizado pela professora da Universidade de São Paulo – USP, Patricia Rondó.

“A graduação de Nutrição está envolvida desde 2018, sendo que já tivemos nossos alunos com projeto de Iniciação Científica – IC e Trabalho de Conclusão de Curso – TCC nesse projeto maior. Inclusive ganhamos certificado do XIV Congresso de Iniciação Científica – CIC, realizado em 2019 pela Uniara, na categoria ‘Qualidade acadêmica e dados de pesquisa’. Durante a pandemia, a pesquisa foi interrompida e agora a professora Patricia nos convidou para continuarmos a parceria em sua pesquisa”, relata Rita.

Ela conta que as alunas foram contempladas com uma bolsa de IC e uma bolsa modalidade colaboradora USP, “que deu origem a esse projeto, sendo que uma parte da coleta de dados é realizada em Araraquara nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, no Serviço Especial de Saúde de Araraquara – SESA e na maternidade Gota de Leite, onde nossos alunos serão os colaboradores”.

O projeto possui vários recortes, de acordo com Rita. “Em 2021, a Giovana ficará com a parte de ‘Composição corporal do feto no terceiro trimestre da gestação’, na qual propõe-se um estudo transversal descritivo, ligado a um estudo maior do tipo coorte prospectivo de base populacional, que visa a avaliar a composição corporal do feto no terceiro trimestre da gestação. Serão incluídas nesse estudo quinhentas mulheres no terceiro trimestre da gestação, atendidas no pré-natal das 31 Unidades de Saúde de Araraquara”, detalha a professora.

Em outro recorte, Amanda fará a pesquisa “Concentrações de apolipoproteína-B em mulheres no primeiro trimestre da gestação”, segundo Rita. “Esse estudo transversal descritivo parte de um estudo maior do tipo coorte prospectivo de base populacional, que visa a avaliar as concentrações de apo-B em mulheres no primeiro trimestre da gestação. Também serão incluídas no estudo quinhentas mulheres no primeiro trimestre de gestação, atendidas no pré-natal das Unidades de Saúde do município”, diz a docente, que irá orientar as alunas em seus TCCs. “Vou discutir com a professora Patrícia o tema, dentro dessa pesquisa maior”, completa.

A relevância social do projeto é muito grande, na visão de Rita, “pois a maioria dos estudos contempla a relação de obesidade no pós-parto e durante a infância e, nesse estudo tenta-se identificar a relação intrauterina da obesidade”. “Além disso, deu margem a outro estudo, em 2018, que foi o consumo alimentar de gestantes nos trimestres gestacionais, onde escrevi, junto com a professora Patricia, um artigo para a Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM, intitulado ‘Avaliação do consumo alimentar de gorduras saturadas, colesterol e lipídios totais de gestantes’, publicado em 2020”, destaca.

Com o estudo, “esperamos contribuir para a orientação de gestantes quanto à alimentação e ao consumo alimentar durante a gestação, bem como com a orientação para crianças inseridas no projeto em relação à introdução de sólidos e alimentação complementar”. “Dessa forma, poderemos auxiliar nas dúvidas maternas e na redução da prevalência e incidência de excesso de peso”, finaliza Rita.

Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias