Na última terça-feira (30), os alunos dos 3°, 4° e 5° anos da EMEF do Campo “Professor Hermínio Pagotto” participaram do projeto artístico-cultural ‘De Palma em Palma’, no Centro Municipal de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal do Basalto. A atividade contou com a participação de 33 crianças na faixa etária de 8 a 10 anos, além dos professores responsáveis e equipe diretiva/pedagógica do Projeto “De Palma em Palma”.
A iniciativa é do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa Cutrale e realização da Velloni Produções Artísticas. A atividade, que conta com a parceria da Prefeitura de Araraquara, por meio das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, tem por compromisso desenvolver oficina cultural de arte com reciclagem, além de promover o plantio de 800 mudas de árvores nativas no Parque Natural Municipal do Basalto.
Os alunos foram recepcionados pelo professor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Alexandre Ferrari, que apresentou o histórico do Parque, as curiosidades sobre a gigantesca palmeira TALIPOT. “Os alunos também desenvolveram experiências no Centro Municipal de Educação Ambiental com a temática sobre fauna e flora regional, bacia hidrográfica e a importância da mata ciliar”.
Segundo o professor, depois disso os alunos visitaram a Trilha Ecológica do Parque, onde aprenderam ainda mais sobre os diferentes biomas brasileiros, sobre a importância da conservação e preservação da biodiversidade. “Além de conhecerem sobre a bacia hidrográfica local que é o Córrego Caixa D’Água, com a nascente no Parque Ecológico do Pinheirinho”.
Os técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), atuantes na Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Tiago Sant’Anna de Oliveira e Leonardo de Araújo Neto, guiaram os alunos durante o plantio de mudas e apresentaram as técnicas de plantio de mudas nativa. “Os alunos aprenderam sobre profundidade e largura para o berço da muda (cova), entenderam sobre a rega regular para a sobrevivência e desenvolvimento da muda, e descobriram um novo termo que é “serrapilheira”, que é aquela camada de material orgânico (folhas secas) que fica na superfície da terra”, destacou Tiago.
Leonardo salienta que os alunos gostaram muito da experiência e a oportunidade de fazer o plantio. “As crianças aprenderam novos conhecimentos, ajudaram a fazer o plantio de 40 novas mudas de árvores que irão florescer no Parque além, é claro, de levar todo esse conhecimento para casa”, concluiu o técnico.