Na próxima terça-feira (26), Araraquara mais uma vez participa do Dia Nacional do Campo Limpo. As comemorações acontecerão na Assentamento Monte Alegre, com uma programação que inclui solenidade, homenagens e apresentação do Sistema Campo Limpo, considerado referência mundial em logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
A data também terá eventos em outras 140 localidades brasileiras e, neste ano, tem o lema “Por um destino melhor”. A programação inclui eventos com agricultores, com o poder público e canais de distribuição com palestras sobre a importância do Sistema Campo Limpo e da responsabilidade compartilhada na construção de um futuro mais consciente. O objetivo é celebrar os resultados alcançados ao longo de mais de duas décadas de atuação conjunta, que já resultaram na destinação ambientalmente correta de mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias desde 2002. A iniciativa mobiliza o setor agro para ações sustentáveis, eficientes e de impacto social e ambiental compartilhado.
De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Henrique Freitas, a data reforça o compromisso do setor agrícola com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. “Aqui em Araraquara, nossa agricultura é forte, produtiva e cada vez mais consciente. O programa Campo Limpo mostra que é possível produzir alimentos, gerar renda e, ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente, garantindo que embalagens de defensivos tenham a destinação correta e segura”.
“Quero destacar o esforço de nossos produtores rurais, que são protagonistas nesse processo, bem como o trabalho integrado entre a Prefeitura, o Sindicato Rural de Araraquara, Cati, inPEV e entidades parceiras, que juntos fazem a diferença. Nosso compromisso é avançar cada vez mais em práticas que unam produção responsável e preservação ambiental, para que possamos deixar um campo mais limpo, justo e sustentável para as próximas gerações”, completa o secretário.
Em Araraquara, o projeto é desenvolvido em parceria com o inPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), por meio da Unidade Central de Recebimento de Araraquara, Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CD/SAA), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati/SAA), Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e Sindicato Rural de Araraquara.