Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, receberá hoje (22) mais um jogo decisivo válido pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. Às 19h15, com entrada gratuita para o público, São Paulo e Guarani se enfrentarão pela semifinal da maior competição de base do futebol brasileiro.
Tricampeão da competição (o último título veio em 2010), o Tricolor repetirá contra o Guarani a final da Copa São Paulo de 1994 (que teve o Bugre campeão). O time da capital paulista disputou todos seus jogos em Araraquara, sendo o último deles a partida de quartas de final contra o Cruzeiro, que foi vencida nos pênaltis. Os 90 minutos regulamentares foram marcados por uma partida equilibrada com um tempo para cada lado. O São Paulo saiu na frente e dominou a etapa inicial. A Raposa voltou melhor para o segundo tempo, igualou o jogo logo no comecinho e deixou a decisão da vaga completamente aberta – e os dois times foram pródigos em perder oportunidades para vencer.
Com a igualdade no placar, foram precisas oito – isso mesmo: oito – cobranças de pênaltis para definir o semifinalista. O São Paulo chegou a perder por duas vezes a batida final, mas a estrela do goleiro Thiago Couto brilhou e com duas defesas a vaga foi para o Morumbi. Melhor para quem acreditou na classificação do Tricolor após um empate no tempo regulamentar (resultado que pagou 3,60 para cada real investido segundo o Bet365).
Bicampeão da Copinha, o Guarani fez um segundo tempo fulminante e deixou no chão os meninos do Figueirense – única equipe a chegar às quartas de final com 100% de aproveitamento. Em menos de 10 minutos, a equipe campineira fez 2 a 0 em cima dos catarinenses no início da etapa final. O placar mexeu com a eficiência do Figueira que ainda “voltou para o jogo” após o gol de Jean, mas o artilheiro catarinense João Diogo não mostrou a precisão de partidas anteriores e por duas vezes deixou escapar o gol que daria a igualdade no placar.
O Guarani, que viu o time principal voltar à Série A do Paulistão agora em 2019, pode ver seus meninos serem campeões da Copinha e retomar a tradição de revelar grandes jogadores como Careca, Neto, Luizão, entre tantos outros que começaram em Campinas e brilharam nos campos do Brasil e do mundo.
O outro jogo da semifinal será entre Corinthians e Vasco e será disputado na Arena Barueri hoje, às 21h30. Os dois times que se classificarem hoje disputarão a final no dia 25, sexta-feira, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.