Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, mais um grande evento está sendo realizado na cidade de Araraquara, o 41° Congresso da UEE-SP. Considerado o maior encontro de estudantes do estado de São Paulo reúne universitários de instituições públicas e particulares para elaborar propostas para a educação, analisando a conjuntura política econômica e social; aprovando a agenda da entidade para os próximos dois anos.
O prefeito Edinho participou na tarde deste sábado (31) da mesa de abertura do Congresso e destacou a importância de um evento como esse, “É um orgulho para nossa cidade sediar uma atividade dessa importância e reforça o papel de protagonismo de Araraquara para ser sede de grandes eventos”. Para o prefeito a UEE sempre teve um papel decisivo na construção da democracia brasileira, dando visibilidade às pautas de melhorias na educação e elaborando propostas para os grandes debates nacionais, “Nos seus 70 anos de história a UEE-SP sempre foi construída coletivamente e esse congresso é a prova disso”.
Fundada em 25 de janeiro de 1939, a UEE-SP completa 70 anos fazendo uma homenagem ao patrono da educação brasileira, Paulo Freire e entregou uma medalha comemorativa ao prefeito Edinho e participantes da mesa, “Agradeço o convite para participar dessa mesa de debate e a medalha em comemoração aos 70 anos da UEE que faz uma homenagem ao educador Paulo Freire. A nossa cidade sempre estará aberta para receber atividades de relevância nacional”, encerrou Edinho.
A atual presidente da UEE-SP, Nayara Souza que comandou a mesa de debates, falou sobre a expectativa em relação ao evento, “Esse Congresso é emblemático porque acontece quando completamos 70 anos de história e em meio à mobilizações históricas dos estudantes nas ruas em defesa da educação em todo país, como foram os “tsunamis”. Acreditamos que será um dos maiores Congressos que a entidade já teve,” concluiu a presidente.
Durante o Congresso também será eleita a nova diretoria da UEE-SP, para o biênio 2019-2021. Participaram da mesa de debates além da presidente da UEE, Nayara Souza, a deputada estadual da Banca Ativista do PSOL, Erika Hilton, o presidente da UNE, Iago Montalvão, mestre e doutoranda em desenvolvimento econômico da Unicamp, Juliane Furno e a professora, advogada e ex-presidente da UNE, Virginia Barros. Também estiveram presentes o ex-ministro do Trabalho no governo Fernando Henrique Cardoso Antônio Funari que presidiu a UEE em 64 e 65, quem falará amanhã é a deputada estadual, Márcia Lia (PT).