sexta-feira, 22, novembro, 2024

Araraquara terminou 2018 com 942 casos de dengue

Mais lido

Aconteceu na sexta-feira (4) a primeira reunião de 2019 da Sala de Situação Municipal para controle do Aedes Aegypti. O grupo, que envolve várias secretarias e órgãos na articulação de ações de prevenção e combate à dengue, se reuniu na sede da coordenadoria de Vigilância em Saúde, da secretaria Municipal da Saúde. Araraquara terminou o ano de 2018 com 942 casos confirmados.

Desde maio do ano passado a Gerência de Controle de Vetores vem antecipando com ações de combate ao mosquito da dengue e para evitar uma epidemia da doença durante o período de chuvas, que é justamente agora.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Eliana Honain, a situação é preocupante, mesmo com o trabalho intenso de visitas dos agentes nos bairros, atividades de nebulização, bloqueio de criadouros e avaliação de densidade larvária, entre outros. De acordo com a secretária, o problema é que muitos moradores ainda não se conscientizaram da importância de cuidar de seus quintais. “O resultado é que 80% dos criadouros do mosquito estão nos quintais das residências que têm moradores.”

Em 2018, os caminhões da Vigilância retiraram 435 toneladas de materiais inservíveis dos quintais, em diferentes bairros, além de 251 toneladas de pneus velhos, incluindo borracharias.

“As equipes estão visitando comércio, imóveis com moradores e fechados também. Mas é alarmante saber que o maior problema está justamente em residências em que os próprios moradores podem evitar a proliferação do mosquito com medidas simples, eliminar os focos e evitar uma epidemia”, reforça a secretária de Saúde.

Ela também destaca a preocupação do aumento dos casos do vírus tipo 2 da dengue, ao qual a maioria da população está suscetível, já que até então somente o tipo 1 circulava na cidade.

Paralelamente às campanhas educativas que vão envolver pais e alunos das escolas do município, agora no início do ano letivo, as equipes de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde continuam com os trabalhos de intensificação na fiscalização de casas em diferentes bairros.

Com ação iniciada ontem (5) e seguindo por toda a semana, as equipes realizam  nebulização na Vila Xavier, próximo à Apae, e bloqueio no bairro Santa Clara. Também será feito o trabalho de Avaliação de Densidade Larvária, no Yolanda Ópice.

A secretária explica que as visitas podem ser agendadas. O morador que não permanece em casa para receber a equipe de controle de vetores ou mesmo se perceber uma situação de imóvel abandonado, com suspeita de criadouros, pode entrar em contato com a Gerência de Controle de Vetores pelo telefone 3303-3123.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias