Ator e diretor Robert Redford morre aos 89 anos

Sua ascensão foi consolidada com a atuação em Butch Cassidy (1969)

Mais lido

Robert Redford, ator, diretor e ativista, morreu aos 89 anos em sua casa em Utah, nos Estados Unidos. A morte foi anunciada em um comunicado de Cindi Berger, diretora-executiva da empresa de publicidade Rogers & Cowan PMK, enviado ao “NY Times”.

A causa da morte não foi revelada, mas Redford morreu enquanto dormia.

Um dos maiores galãs de Hollywood, Robert Redford ganhou dois Oscars e teve uma carreira de sete décadas, até anunciar a aposentadoria em 2018.

O artista iniciou a carreira na televisão como um pequeno papel na série “Maverick”, na década de 1960. Estreou no cinema com “Obsessão de Matar” (1962), de Denis Sanders e em seguida fez “Descalços no Parque” (1967), comédia romântica que protagonizada ao lado de Jane Fonda.

Sua ascensão foi consolidada com a atuação em Butch Cassidy (1969), faroeste em que atuou com Paul Newman. Na sequência vieram outros títulos de sucesso de bilheteria como “O Candidato” (1972), “Mais Forte que a Vingança” (1972), “Nosso Amor de Ontem” (1973), “Golpe de Mestre” (1973), “Todos os Homens do Presidente” (1976) e “Entre Dois Amores” (1985).

A primeira indicação ao Oscar de melhor ator veio com o papel de Johnny Hooker em “Golpe de Mestre”, mas o prêmio ficou com Jack Lemmon pela atuação em “Sonhos do Passado”.

Redford passou também à direção na década de 1980. Seu primeiro Oscar foi na categoria de melhor diretor por “Gente como a Gente”, que se tornou sucesso de público e de crítica, e também levou o Oscar de melhor filme daquele ano.

Também dirigiu “Quiz Show – A Verdade dos Bastidores”, “O Encantador de Cavalos”, “Rebelião em Milagro”, “Lendas da Vida”, entre outros.

A segunda estatueta do Oscar veio em 2002, um prêmio honorário em homenagem à sua carreira.

Ativismo ecológico

Embora não gostasse do título de “ativista”, Redford sempre foi considerado um. Desde a década de 1970 ele chamava atenção por seus protestos públicos a obras que afetariam a geografia local de Utah, como a construção de uma termoelétrica a carvão.

Por três décadas, foi conselheiro do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais.

Aposentadoria

Após suas aparições tornarem-se cada vez mais raras, Robert Redford anunciou aposentadoria em 2018. “Nunca diga nunca, mas cheguei à conclusão de que basta para mim em termos de atuação, e vou seguir para a aposentadoria depois disso [do filme], porque faço isso desde os 21 anos, é o bastante”, disse o astro, em entrevista à revista Entertainment Weekly.

Os últimos filmes em que atuou foram “Capitão América: Soldado Invernal” (2014), onde interpretou o líder da HIDRA, Alexander Pierce; e “The Old Man & the Gun” (2018), drama biográfico sobre o criminoso Forrest Trucker.

Em março deste ano, gravou uma participação especial na série “Dark Wings”. O ator contracenou com o escritor George R. R. Martin no início da 3ª temporada. Os dois aparecem jogando xadrez em uma cela de prisão.

Teve quatro filhos do casamento com Lola Van Wagenen: Scott, Shauna, James e Amy. Scott morreu aos 2 meses de vida, de morte súbita. James morreu em 2020, aos 58 anos, vítima de câncer no fígado.

Ele deixa a segunda esposa, a ativista Sibylle Szaggars Redford, as duas filhas e sete netos.

Mais Artigos

Últimas Notícias