quinta-feira, 21, novembro, 2024

Barbieri lança campanha nesta quarta-feira (17)

Lançamento será realizado no comitê eleitoral onde ficava o Centro Afro, as 19 horas

Mais lido

O ex-prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, lança oficialmente sua campanha a deputado estadual nesta quarta-feira (17), em seu comitê eleitoral, no antigo Centro Afro, localizado na Avenida Duque de Caxias, 660, no Centro de Araraquara. Além de prefeito, Barbieri foi deputado federal por quatro mandatos e já participou de 11 eleições. Esse pleito pode representar o retorno do voto útil em potenciais representantes próprios da região Central do Estado.

O comitê eleitoral, no Centro de Araraquara e acessível a toda região, é o mesmo imóvel onde funcionou o Centro de Referência Afro durante a gestão de Barbieri na Prefeitura. O imóvel também abrigou uma das unidades do Internet para todos, programa de inclusão digital que disponibilizava computadores com acesso à internet para a população. “É um lugar simbólico. Aqui tivemos grandes avanços sociais, com programas de combate ao racismo, saúde, defesa e valorização da cultura negra”, pontuou Barbieri.

Foi Marcelo Barbieri quem criou em Araraquara a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, dirigida pela militante Alessandra de Cássia Laurindo; e implementou a lei de cotas em concursos públicos municipais.

O lançamento da campanha deve contar com a presença do presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi. O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Aluísio Brás, o Boi, também confirmou presença. O evento é aberto ao público e conta ainda com a presença da militância do MDB, lideranças regionais, de bairros e entidades civis.

A candidatura de Marcelo Barbieri a deputado estadual conta com o apoio do também ex-prefeito Roberto Massafera e do atual presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho. “Tenho encontrado muito apoio nas cidades da nossa região que reconhecem a importância de uma representatividade ativa na Assembleia Legislativa para defender os interesses dos nossos municípios”, diz Barbieri.

Marcelo Fortes Barbieri

Nascido na Maternidade Gota de Leite em 21 de novembro de 1956, Marcelo Fortes Barbieri é filho de Nelson Barbieri e Maria Ruth Fortes Barbieri. Estudou nos grupos escolares Pedro José Neto e Antonio Joaquim de Carvalho, ingressando no Instituto de Educação Estadual Bento de Abreu (IEBA). Ingressou no movimento estudantil em 1975, ano em que começou a cursar Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em 1979, participou do Congresso de Reconstrução da UNE, sendo escolhido membro da diretoria provisória da entidade. No mesmo ano, foi preso duas vezes pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) – braço da ditadura militar – por lutar pela democracia. Filiou-se ao PMDB em março de 1980 e segue no partido desde então.

Pela sigla, conquistou três mandatos de deputado federal (1990, 1994 e 1998), voltando à Câmara em 2005 como deputado suplente. Nesse período trouxe importantes recursos para a região, como os dois CAIC’s de Araraquara e o gasoduto Brasil-Bolívia.

Em 2008, vence a eleição para prefeito de Araraquara e se reelege em 2012. Realizou inúmeras obras e programas como a reabertura da maternidade Gota de Leite, método SESI de ensino nas escolas municipais, implantação da FATEC, programa Internet para Todos, entregou três Unidades de Pronto Atendimento (UPAS); construiu o Centro Internacional de Convenções, inaugurou o Poupatempo, entregou 10.819 casas populares em terrenos com metragem mínima de 200m² para famílias de renda até 3 salários mínimos, atraiu empregos e investimentos em empresas como Randon, Hyundai Rotem e Big Dutchman.

Em 2009, fundou a Associação de Prefeitos da Região de Araraquara (Apra) com a bandeira na municipalidade. A instituição ganhou caráter regional em 2013, ano em que foi eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré. Em 2016, assume a vice-presidência da Associação Paulista de Municípios (APM) e atualmente é conselheiro da Confederação Nacional dos Municípios. (CNM)

Em sua carreira, Barbieri também foi Assessor de Gabinete da Prefeitura de São Paulo; Assessor Especial da Casa Civil no governo federal; subchefe de Assuntos Federativos e Secretário Nacional de Relações Institucionais da Presidência da República.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias