A Biblioteca Municipal Mário de Andrade nesta terça e quarta-feira, 10 e 11 de novembro, por meio do Centro de Referência Afro, exibe filmes para alunos da rede público de Educação. As sessões gratuitas do “Cinema Educativo do Novembro Negro” acontecem às 8h e 13h30 e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
Nesta terça-feira (11) será exibido “Mãos Talentosas’’, filme de 2009 do diretor Thomas Carter que aborda a importância de acreditar em nosso potencial, mesmo quando os obstáculos parecem intransponíveis. “Mãos Talentosas’’ apresenta a história de Ben Carson, menino pobre de Detroit, que tirava notas ruins na escola, e que se tornou o diretor do centro de neurologia pediátrica do hospital Johns Hopkins.
O drama conta como o garoto enfrenta os problemas de sua infância, crescendo em meio a uma família desestruturada, pobreza e preconceito enquanto tenta melhorar suas notas e controlar seu temperamento ao seguir o sonho de ser um médico.
Na quarta-feira (12) é a vez de “Estrelas Além do Tempo” com a história real de três matemáticas afro-americanas que se tornaram cruciais para a NASA durante a Corrida Espacial nos anos 60. O filme retrata como elas superaram o racismo e o machismo para contribuir significativamente para o sucesso de missões espaciais, incluindo a de John Glenn em órbita. Assim, “Estrelas Além do Tempo” apresenta as jornadas e a luta de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson por reconhecimento em um ambiente hostil, mostrando o talento e a dedicação de cada uma delas.
A programação será apreciada pelos alunos das escolas: EMEF Prof. Waldemar Saffiotti, EMEF Rafael de Medina, Centro de Educação Integral Gilda Rocha Melo e Souza, EE Prof.ª Angelina Lia Rolfsen e CREAS Girassóis; na terça participam 100 alunos pela manhã e outros 132 à tarde, enquanto na quarta são 114 alunos pela manhã e mais 124 à tarde.
Vale destacar que a campanha “Novembro Negro – Ascensão da População Afrodescendente” segue até 5 de dezembro em uma realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Étnico-Raciais, e com o apoio: Casa SP Afro Brasil, Oficinas Culturais, Secretaria de Cultura, Casa da Mulher Paulista, Biblioteca Municipal, Cine Center Lupo e COMCEDIR.
A programação completa pode ser conferida no link: https://araraquara.sp.gov.br/campanha-novembro-negro-ascensao-da-populacao-afrodescendente .
Biblioteca recebe alunos da rede pública para exibição de filmes
Programação do Centro de Referência Afro conta com duas sessões diárias: na terça tem “Mãos Talentosas’’, enquanto quarta é a vez de “Estrelas Além do Tempo”






























